Athos Bulcão: Farol Santander apresenta exposição inédita em Porto Alegre


Cubo Athos Bulcão - Farol Santander POA - crédito: Márcia Turcato

O Farol Santander apresenta pela primeira vez em Porto Alegre obras de Athos Bulcão (1918-2008), um artista completo. Seu trabalho experimentou o desenho, pintura, painéis, alegorias carnavalescas, vestimentas e até indumentárias litúrgicas. Sua grande marca foi a estratégia de integrar ambientes arquitetônicos utilizando recursos artísticos, como mostram os muros escultóricos do Congresso Nacional e também do Hospital Sarah Kubitschek, onde o artista faleceu aos 90 anos, vítima do Mal de Parkinson, em Brasília, em 2008. A exposição abriu no dia 28 de março e permanece em cartaz até 25 de junho de 2023.

A exposição Athos Bulcão no Farol Santander faz um recorte desta fabulosa e extensa obra.  Mais de 160 peças do artista podem ser visitadas no mezanino do prédio e também na área externa, permitindo uma ampla experiência para o público. As obras mostram aspectos de religiosidade, pintura e desenho figurativo, vestimentas sacras e de trabalho cotidiano, pinturas, montagens fotográficas, máscaras e objetos diversos do período de 1940 a 2000. 

Três instalações de azulejos do artista, que podem ser organizadas e montadas pelos visitantes, estão em uma das salas do mezanino, e permitem que o público tenha a experiência de criar sua própria obra de arte. Na área externa (fotos), dois cubos com fachadas de azulejos de diferentes cidades do Brasil e do exterior, chamam o público para conhecer o trabalho de Athos no interior do Farol. Como dizia o próprio artista, “a arte existe para impactar, para provocar as pessoas”. 

O legado do artista está organizado na Fundação Athos Bulcão, em Brasília. Este legado é quase um inventário de sua obra, aí incluídas as criações de ateliê – desenho, pintura, gravura, fotomontagem, objetos, o trabalho gráfico em jornais, revistas, livros, discos, e as peças em design de produto. Criador multimídia, Athos se destacou em seu diálogo direto com a arquitetura, mas sua obra vai muito além disto. 

Nascido no bairro carioca do Catete em 1918, Athos seguiu o roteiro obrigatório daquela época para jovens ricos ou da classe média, estudar Medicina ou Direito. No seu caso, ficou com a primeira opção, mas abandonou o curso em 1939 para se dedicar à arte e foi estudar em Paris. Viveu na França até 1949. No retorno ao Brasil, Athos trabalhou como ilustrador e artista gráfico no Ministério da Educação e mais tarde passou a colaborar em projetos do arquiteto Oscar Niemeyer, com quem fez parceria nas obras de construção de Brasília e também com o premiado arquiteto João Filgueiras Lima. 

Em 2018, uma grande exposição em Brasília foi organizada para marcar os 100 anos do fantástico artista, que teve a capital da República como o principal cenário de suas obras. Com a pandemia de covid-19, a itinerância da mostra por outras cidades foi suspensa. A iniciativa do Farol Santander Porto Alegre traz de volta ao cenário cultural a variada obra de Athos Bulcão, um artista que atravessou o século sempre empolgando o público e os críticos. 

A curadoria da exposição Athos Bulcão é de Marília Panitz e André Severo e a produção é de Daiana Castilho Dias, presidenta do IPAC- Instituto de Pesquisa e Promoção à Arte e Cultura

Serviço:

Em cartaz – de 28 de março a 25 de junho/2023

Endereço – Rua Sete de Setembro, 1028, Centro Histórico, Porto Alegre, RS 

Acessibilidade – Rua Cassiano Nascimento, lateral do acesso principal 

Horário de visitação – de terça-feira a domingo das 10h às 19h  

Ingressos – R$ 17,00 

Classificação – Livre 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*