POADOC exibe ‘Sob as Bandeiras, o Sol’, de Juanjo Pereira, nesta quinta (6/11)

Bajo Las Banderas, El Sol (2026), de Juanjo Pereira - crédito: Sabaté Films

Inédito na Capital gaúcha, filme ganha exibição gratuita na Cinemateca Capitólio

Nesta quinta-feira (6/11), às 19h, o POADOC exibe “Sob as Bandeiras, o Sol” (“Bajo Las Banderas, El Sol”) (2025), de Juanjo Pereira, na Cinemateca Capitólio. A exibição será seguida de debate com os convidados Giba Assis Brasil e Maria Henriqueta Creidy Satt, com mediação de Thais Fernandes. A entrada é gratuita e os ingressos poderão ser retirados na bilheteria 30 minutos antes da sessão.

Vencedor do prêmio Fipresci da crítica internacional na mostra Panorama do último Festival de Cinema de Berlim, ​​”Bajo Las Banderas, El Sol” também levou os prêmios principais da competição internacional do BAFICI (Argentina) e da competição latinoamericana de documentários do Festival de Lima (Peru). O filme é inédito na Capital gaúcha.

A produção traz imagens raras e há muito esquecidas que revelam o mecanismo oculto da ditadura de Alfredo Stroessner no Paraguai – um dos regimes mais duradouros da história. Da propaganda às transmissões internacionais, o doc traz uma exposição de como a mídia moldou o poder, controlou a memória de uma sociedade e construiu um legado de medo e silêncio que perdura até hoje.

A primeira edição do POADOC aconteceu em 2020, em plena pandemia no formato online. Em 2026, o evento retorna em novo formato, com mostra de filmes na Cinemateca Capitólio, exibições itinerantes, laboratório de projetos, ações educativas para escolas e atividades formativas no Goethe-Institut, espalhados ao longo de todo o ano.

Com financiamento da Política Nacional Aldir Blanc, o POADOC tem apoio da Cinemateca Capitólio e do Instituto Goethe.

Serviço

O que: Prévia 2º POADOC

“Bajo Las Banderas, El Sol” (2025), de Juanjo Pereira: 

Quando: 6 de novembro de 2025, quinta-feira, às 19h, na Cinemateca Capitólio

BAJO LAS BANDERAS, EL SOL | Trailer Oficial

Quanto: Entrada franca

Site: poadoc.com.brInstagram: @poadocfestival

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*