Obra do jornalista e escritor mescla o resgate de glórias históricas do futebol gaúcho com o ambiente cultural e político brasileiro do final da década de 1950
No próximo sábado (24), às 18h, o jornalista e escritor Klécio Santos apresenta em Porto Alegre o livro “1958: O ano em que o Pelotas desafiou gigantes”. O evento de lançamento será na loja da Livraria e Editora Brasa (rua José do Patrocínio, 611 – Cidade Baixa). A capital gaúcha será a segunda cidade em que a obra será divulgada pelo autor. Em novembro, durante a Feira do Livro de Pelotas, o livro reuniu centenas na sessão de autógrafos e encerrou o evento entre os dez mais vendidos.
Publicada pela Cabrion Editora, a obra de 205 páginas resgata a memória do Cinquentenário do Esporte Clube Pelotas. A narrativa revive o “ano mágico” de 1958, quando o time da Zona Sul do RS conquistou o inédito tricampeonato citadino e superou potências do futebol nacional e internacional no estádio da Boca do Lobo. Entre os episódios marcantes, Klécio detalha a vitória de 4 a 3 sobre o Fluminense do goleiro Castilho (campeão mundial com a Seleção Brasileira) e a goleada de 5 a 1 sobre o Gimnasia y Esgrima de La Plata.
O livro, no entanto, vai além das quatro linhas, traçando um panorama cultural e político do Brasil no final da década de 1950, período em que o país se redescobria com a conquista da sua primeira Copa do Mundo, o nascimento da Bossa Nova e se afastando do “complexo de vira-lata”. O livro também destaca figuras icônicas como Aldyr Garcia Schlee, gaúcho que desenhou a Camisa Canarinho da Seleção, uma crônica do ex-senador e ex-ministro Carlos Alberto Chiarelli (morto recentemente), à época um jovem repórter, e o goleiro uruguaio Oscar Urruty, último elo vivo daquele esquadrão do Pelotas.
O autor
Klécio Santos é jornalista, escritor e empresário, além de conselheiro do E.C. Pelotas. Atuou em alguns dos principais jornais de Pelotas e do RS, como Diário da Manhã, Diário Popular e Correio do Povo. Foi correspondente e editor da sucursal de Zero Hora em Pelotas, antes de se transferir para Brasília, onde trabalhou como colunista de Zero Hora e Diário Catarinense, editor-chefe da sucursal multimídia do Grupo RBS e executivo do grupo até 2014. Atualmente, é sócio e CEO da Holding in.Pacto, grupo de empresas com atuação em assessoria, comunicação digital, marketing, pesquisa, produção audiovisual e live marketing.
Serviço
• O quê: Lançamento do livro “1958: O ano em que o Pelotas desafiou gigantes”, de Klécio Santos.
• Quando: 24 de janeiro, às 18h.
• Onde: Livraria e Editora Brasa (rua José do Patrocínio, 611 – Cidade Baixa, Porto Alegre).
Texto: Gabi Mazza
Foto: Ritta Martins
A Satolep Press trabalha com profissionais diferenciados, atuantes no mercado gaúcho, e com ampla experiência em produção de conteúdo, fotojornalismo, projetos culturais, empresariais e coberturas jornalísticas. O time de sócios é formado por Gabi Mazza, Nauro Júnior e Vinicius Peraça.
Faça um comentário