Encontro é aberto ao público e debaterá romance autobiográfico no mês do orgulho LGBTQIAPN+
O Clube de Leitura “Ler Mulheres”, do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas (CLC/UFPel) em parceria com a Biblioteca OTROPORTO, realiza no dia 25 de junho, às 18h, mais encontro de leitura coletiva. Desta vez, a obra em debate é “A Insubmissa”, da escritora uruguaia Cristina Peri Rossi.
Publicado no Brasil em 2025 pela editora Bazar do Tempo, a obra é um romance de formação autobiográfico que acompanha a infância e a juventude da autora, marcadas pelo confronto entre seus desejos e as imposições feitas ao comportamento e ao corpo de uma mulher. Ao longo das páginas emergem experiências marcantes da trajetória de Peri Rossi, incluindo o reconhecimento de sua homossexualidade. A autora, hoje com 83 anos e radicada em Barcelona desde 1972, é considerada uma das mais importantes vozes da literatura latino-americana contemporânea. É reconhecida como a única mulher integrante do chamado boom literário da região e vencedora, em 2021, do Prêmio Miguel de Cervantes, maior honraria das letras de língua espanhola.
Para a professora Vanessa Damasceno, coordenadora do projeto do Clube de Leitura, a escolha da obra carrega um significado especial para junho, reconhecido mundialmente como o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, dedicado à celebração da diversidade, à conscientização sobre direitos, respeito e à luta contínua contra a discriminação e o preconceito. Para ela, ler “A Insubmissa” no mês do orgulho é um gesto intencional. “O livro traz o amor entre mulheres, a descoberta de desejos, os encontros e desencontros de ser quem somos — e é exatamente esse tipo de leitura que queremos construir coletivamente”, destaca Vanessa.
A escolha também dialoga com a missão da Biblioteca OTROPORTO, segundo Helena Harthmann, responsável pela Biblioteca. Ela destaca a relação entre a curadoria do projeto e o acervo já que a cada encontro as obras escritas por mulheres e protagonizadas por suas experiências, promovem debates que ultrapassam questões de gênero e dialogam com toda a sociedade. “Desde o início deste ano, a Biblioteca passou a incorporar ao menos um exemplar de cada obra selecionada pelo Clube, ampliando o acesso gratuito da comunidade aos títulos discutidos nos encontros. O encontro mensal também é uma forma de abrirmos as portas e dizer que todas as pessoas são bem-vindas — encontrando aqui um espaço seguro para entrar, permanecer, ler, conversar e compartilhar experiências.”
O encontro é aberto à comunidade e gratuito, reunindo estudantes, pesquisadoras e leitoras interessadas em discutir literatura escrita por mulheres a partir de uma perspectiva crítica e coletiva.
Serviço:
Clube de Leitura UFPel: Ler Mulheres – “A Insubmissa”, de Cristina Peri Rossi
Data: 25 de junho
Horário: 18h
Local: OTROPORTO – R. Benjamin Constant, 701a
A Satolep Press trabalha com profissionais diferenciados, atuantes no mercado gaúcho, e com ampla experiência em produção de conteúdo, fotojornalismo, projetos culturais, empresariais e coberturas jornalísticas. O time de sócios é formado por Gabi Mazza, Nauro Júnior e Vinicius Peraça.
Faça um comentário