Una Talks destacou os 5 pilares do bem-estar em palestras inspiradoras


Una Talks
Foto: Christian Bertuol - divulgação

Emocional, Social, Mental, Espiritual e Físico foram abordados pelas histórias de vida dos palestrantes

Viver numa cidade agitada é um desafio? Depende de como encaramos. Afinal, nós fazemos a cidade. Cuidando bem da gente, estamos cuidando do mundo. Assim a jornalista Laura Medina abriu o 4. Una Talks, edição Bem Estar, com palestras inspiradoras de 30 minutos. A promoção é do Parque Una, um complexo habitacional de alto padrão que dispõe de visões de compartilhamento, devido seu amplo e moderno parque aberto à comunidade, ações culturais gratuitas, feiras e eventos.

Pilar Emocional

Una Talks

Foto: Christian Bertuol/divulgação
O evento foi um baita gás em temas relevantes, trazidos para mais de mil pessoas, grande parte da camada próspera financeira da cidade, algo digno e que todos buscamos, mas que sozinho, muitas vezes, pode nos causar vazio existencial: “Conheço vários médicos, advogados e tantos outros profissionais que gostariam de ser artistas, que não são felizes no que escolheram e têm muito medo de dar um passo atrás”, provocou Cristina Biscaia, carioca autora do livro “O poder do auto amor”. Ela lembrou do bem estar que se busca fora e não preenche; do sentimento de ausência de si mesmo, dos auto enganos que nos pregamos e do auto amor ser um tipo de alimentação cotidiana. Ela já sofreu de severa depressão e teve um estalo para a vida após a adrenalina de uma montanha russa, largando os estudos para concursos para virar escritora e hoje toca percussão todo final de semana!

Pilar Social

Una Talks

Foto: Christian Bertuol/divulgação
Três irmãos empreendedores que perderam pai e mãe ainda muito jovens. O pai, italiano do Sul, sempre proporcionou dieta mediterrânea em casa, comida viva, de ótima qualidade, deixando a família longe de ultraprocessados. Após terem experiências um distante do outro, resolveram se unir para abrir um restaurante com base nesse tipo de alimentação afetiva, que ampliaria para várias cidades: Eat+Kitchen. Muito reaproveitamento de materiais no design dos restaurantes; os primeiros com foco no preto, inclusive a louça, que destaca as cores dos alimentos da agricultura local.

Pilar Mental

Una Talks

Foto: Christian Bertuol/divulgação
O psicólogo Gerson Siegmund iniciou questionando qual o real poder da mente humana? Somente palavras, idiomas, habilidades? Não, sobretudo decisões que se honestas e humanas (valores e princípios), podem transformar nossas vidas. “O indivíduo harmônico é justo”. Falou sobre a importância da qualidade de sono, do nosso corpo ser totalmente ligado a mente, que precisa se conhecer. Gerson também citou nossas crenças limitantes arraigadas que podem ser trabalhadas proporcionando saúde mental. “Disciplina e liberdade andam juntas”.

Pilar Espiritual

Una Talks

Foto: Christian Bertuol/divulgação
Izabella Camargo é uma renomada jornalista da televisão brasileira que sofreu um apagão enquanto dava a previsão do tempo: “Eu esqueci a capital do meu estado, o Paraná. Uma coisa é você esquecer a chave de casa e outra onde você mora”. Foi diagnosticada com síndrome Bournout. Mantinha uma rotina de trabalho workaholic com orgulho e direito a necessaire de remédios de todos os tipos. O corpo vai nos dando sinais, mas ignoramos. Ela mergulhou na terapia e ferramentas de autoconhecimento, como meditação. Foi eliminando o que não lhe servia mais, se aproximando da natureza e de si. Autora do livro “Dá um tempo”, trouxe algumas questões para “atualizar nossa identidade”: quais minhas necessidades básicas? Como está minha saúde e exames? Relacionamentos? Você faz as coisas a seu favor? O quê é mais coerente agora? O quê pode ser negociado (e delegado) e o que para você é inegociável?

Pilar Esportivo

Una Talks

Foto: Christian Bertuol/divulgação
Carlos Burle, surfista de altas ondas, relembrou como era marginalizado o surf quando ele começou, como foi desacreditado pela escolha e de uma carta que escreveu para si no ensino médio o motivando a buscar seus objetivos, que não era se tornar o campeão que virou, mas ajudar a profissionalizar o surf, hoje esporte olímpico. Palestrante há 20 anos, lembrou que a autoconfiança pode transformar nossas vidas. Não para acumularmos bens ou virarmos VIPs, com acesso ao que os demais não têm, projeções de nosso ego. Mas para viver com amor e compaixão, sobretudo sem reclamar: “Não sentem na cadeira de vítimas, não culpem ninguém pelos teus resultados”, inspirou!

Una Talks

Foto: Arquivo Aline Ebert
Depois desse baita conteúdo, deixa teu comentário relatando qual a parte mais te tocou?

Que possamos evoluir olhando para dentro é o que esse ótimo evento me confirmou.

Una Talks
4. Una Talks – Foto: Christian Bertuol – divulgação

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*