Peregrinos de todo o país vão participar do “VII Caminho de Porto Alegre” no próximo domingo, 16 de novembro

Partida será da Catedral Metropolitana — crédito: ACASARGS

Percurso irá do Centro Histórico até a Zona Sul da Capital, convidando os participantes a uma experiência de integração entre esporte, cultura, autoconhecimento, espiritualidade e fé.

Espiritualidade, superação e confraternização são as marcas do evento que já se tornou uma tradição na Capital gaúcha: o Caminho de Porto Alegre. A sétima edição acontecerá no domingo, dia 16 de novembro. Inspirada no Caminho de Santiago de Compostela, a caminhada de vinte e dois quilômetros iniciará às 7h30min, partindo da Catedral Metropolitana, no Centro Histórico. A previsão de chegada é às 12h30min no Santuário Santa Rita de Cássia, no bairro Espírito Santo. As inscrições gratuitas estão abertas e podem ser feitas pela internet: https://acasargs.com.br/evto-caminho-de-porto-alegre

Os primeiros 1500 inscritos receberão, também gratuitamente, um kit com uma camiseta, uma garrafa de água e uma barra de cereal, além de uma credencial e um certificado de conclusão do percurso. A iniciativa está integrada às comemorações dos 25 anos da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do RS (ACASARGS) e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Para garantir o bem-estar dos participantes, o evento contará com acompanhamento médico em tempo integral, pontos de hidratação, distribuição de bananas, banheiros ecológicos, sempre com equipe de apoio para informações.  

O trajeto vai contemplar pontos emblemáticos da cidade, como a Igreja Nossa Senhora das Dores, Orla do Gasômetro, Parque Marinha do Brasil, Museu Iberê Camargo, Santuário de Schoenstatt, Vila Conceição, Orla da Pedra Redonda e de Ipanema, até chegar ao Santuário Nossa Senhora Aparecida e, por fim, ao Santuário Santa Rita de Cássia.

— O Caminho de Porto Alegre é mais do que uma caminhada. Já é uma tradição que une a cidade, resgatando valores de solidariedade, conexão com a natureza, celebração da vida, superação e fé. É uma alegria ver essa sétima edição integrada às comemorações dos 25 anos da ACASARGS, no ano de 2025. Chega para fortalecer ainda mais nossa missão de manter vivo o espírito peregrino — ressalta Adriana Reis, presidente da associação.

Desde maio de 2019, o Caminho de Porto Alegre integra o calendário oficial de eventos da cidade. No ano passado, mais de três mil pessoas realizaram o percurso. O projeto é viabilizado por meio da Lei Rouanet e conta com apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana de Porto Alegre. O patrocínio é das empresas Zaffari, Panvel e Sopal, além do Sindilojas RS. A realização é da ACASARGS e Ministério da Cultura — Governo Federal

Outras informações podem ser obtidas por e-mail (contato@acasargs.com.br) pelas redes sociais (@acasargsperegrinos) ou pelo site (www.acasargs.com.br).

>> Sobre a ACASARGS

Em 2025, a ACASARGS Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do Estado do Rio Grande do Sul – completa 25 anos de atuação, consolidando-se como uma das entidades mais importantes na preservação, divulgação e incentivo à cultura do peregrina.

Ao longo de sua trajetória, a associação já promoveu mais de 500 caminhadas em vários municípios gaúchos, reunindo mais de 20 mil peregrinos. Fomentando o turismo, a economia local e movimentando pessoas de diferentes idades e regiões. Muitos dessas pessoas que começaram suas caminhadas no Rio Grande do Sul, também percorrem rotas pelo Brasil e no mundo.

A ACASARGS celebra ainda em seu trabalho, o legado humano que deixa a cada caminhada realizada. A partir de milhares de amizades cultivadas em encontros, palestras e nas vivências dos peregrinos. Cada atividade é preparada com zelo, atentos aos desafios dos caminhos, que também buscam fortalecer valores como simplicidade, partilha e solidariedade.

>> SERVIÇO

QUANDO: 16/11, domingo, a partir das 7h30min.

ONDE: Partida da Catedral Metropolitana, no Centro Histórico de Porto Alegre.

QUANTO: Gratuito

INSCRIÇÕES: https://acasargs.com.br/evto-caminho-de-porto-alegre

Percurso inclui a orla do Guaíba — crédito: ACASARGS

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*