Evento de graffiti em Pelotas deve reunir mulheres em novembro


graffiti
Arquivo Pessoal - Joyce de Sousa

A artista Joyce de Sousa é muralista, natural do interior de São Paulo, graduada em Artes Plásticas, percorre o Brasil com o objetivo de fortalecer a cena feminina da arte de rua.

Segundo Joyce, ou Joy, como é artisticamente conhecida, a ideia de visitar vários cantos do país com o seu trabalho surgiu durante sua participação em eventos como o Graffiti Queens de 2019, em São Paulo, e o Delas, em Belo Horizonte. A partir desses encontros ela retornou para Ribeirão Preto, sua cidade natal, e fundou o grupo Monas, um coletivo com 15 artistas mulheres que colorem as ruas da cidade.

Sobre os encontros dos quais participa, a artista destaca a oportunidade de espaço feminino. “Os encontros têm sido recorrentes em vários Estados justamente para dar mais oportunidades para mulheres nos eventos”, ressalta.

Ida para Pelotas e evento de graffiti com mulheres

Em sua primeira passagem por Pelotas, a artista já participou do festival de graffiti Sprayson’s, que coloriu a fachada do Galpão Satolep durante o Sofá na Rua em setembro deste ano. Joy também criou um mural especial de 25 metros para a Associação OTROPORTO, inspirado no quadro “Ofélia” do artista britânico Millais.

graffiti
Arquivo Pessoal – Joyce de Sousa

A muralista veio para Pelotas com a ideia de realizar um evento unindo mulheres artistas de rua do município. “Meu papel na cidade hoje é levantar a cena de mulheres na arte de rua, que é uma coisa que eu vejo que tá em falta porque não temos tanto apoio nesse sentido. A maioria dos eventos de graffiti são ocupados por homens, então a minha intenção aqui é fortalecer a cena feminina, que eu sei que tem muita mulher que pinta, mas que não tem tanta oportunidade na cidade”, explica Joy. 

Em novembro, a artista e outras muralistas darão cor a um muro na esquina entre as ruas Dr. Cassiano e Andrade Neves, no centro da cidade. Para tornar a realização possível, Joy está em busca de patrocínio. É um evento totalmente independente que a gente vai se juntar pra fazer um trabalho voluntário assim, mas que a gente vá atrás de divulgação, porque o que nós queremos é sermos reconhecidas na cidade.”, finaliza.

Para solicitar orçamentos de artes, conhecer e apoiar o trabalho da artista, basta entrar em contato através da sua conta no Instagram ou Facebook.

Leia também: Música, livros e feira criativa no aniversário do ecult no Parque Una em Pelotas

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*