Espetáculo teatral “João” estreia em Pelotas

Joao Schmidt celebra 40 anos de carreira com atuação solo em peça que convida o público a refletir sobre a homofobia histórica e suas consequências

A homofobia é o pano de fundo do espetáculo teatral “João”, que será exibido gratuitamente em oito apresentações entre os dias 7 e 29 de setembro, aos domingos e segundas-feiras, no Centro de Treinamento Tholl. Mesclando arte, memória e denúncia, a obra resgata a história de João Pedro dos Reis, brutalmente assassinado no ano de 1897.

Em atuação solo, Joao Schmidt conduz o público a uma viagem no tempo ao revisitar os meandros de uma sociedade marcada pela opressão, no século passado. A peça celebra os 40 anos de Schmidt nos palcos e faz uma analogia entre passado e presente. A realidade contemporânea revela um país com altos índices de mortes por LGBTfobia. “A peça surge como um instrumento de denúncia e resgate histórico de um personagem convenientemente esquecido na história de Pelotas”, destaca o ator.

Conhecido pejorativamente como João Sinhá, Reis foi morto com mais de 50 punhaladas em sua casa, na área central da cidade, o luxuoso Palácio Encantado das Sete Conchas.

Joao Schmidt convida o público a refletir sobre a homofobia histórica e suas consequências (Foto: Juliano Kirinus)

A peça é escrita pela dramaturga pelotense Helena Prates, como forma de homenagear Joao Schmidt pelas suas quatro décadas de carreira. “Queremos instigar uma profunda reflexão sobre a memória histórica e a necessidade de dar voz aos relatos silenciados, transformando a arte em ferramenta de resistência e de busca por justiça”, relata Schmidt.

O projeto foi contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB (Lei nº 14.399/2022), através de Edital 001/25 da Prefeitura Municipal de Pelotas.

Serviço:

Espetáculo teatral “João”
De 7 a 29 de setembro
Domingos às 18h
Segundas-feiras às 20h
Local: Centro Treinamento Tholl – Rua Anchieta, 925

Ingressos disponíveis gratuitamente através da plataforma Whizr: https://whizr.app/evento/joao

TRAJETÓRIA – O ator e produtor cultural Joao Schmidt tem sua trajetória com raízes no Teatro Escola de Pelotas. Subiu ao palco pela primeira vez em 1986, sob a direção de Valter Sobreiro Junior. Entre as principais premiações da sua primeira etapa profissional estão espetáculos que escreveram a história teatral gaúcha, como “Em Nome de Francisco”, “Maragato: uma ópera gaúcha”, “Raios, Relâmpagos e Trovões”, “Fuenteovejuna”, “A bruxinha que era boa” e “Circo dos Bonecos”. A partir de 1993 esteve à frente da produção artística e técnica de inúmeros eventos e turnês no Brasil e exterior, com grandes nomes do cenário nacional. Em 2012 produziu o premiado DVD “Par ou Ímpar” – um show de Kleiton e Kledir + Grupo Tholl e assumiu a produção do Grupo Tholl. Além desse papel, sua atuação como ator ou produtor tem presença em obras primas como “Cirquin”, “Gaudium Mare”, “Bate pra tua patota que hoje tem circo”, além dos espetáculos temáticos de Natal. Em 2022 voltou aos palcos com a peça teatral “Pai-de-Deus”, de Valter Sobreiro Junior, que viajou o país.

Trajetória do ator tem raízes no com raízes no Teatro Escola de Pelotas (Foto: Juliano Kirinus)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*