Consagrado grupo gaúcho, a Cia. Rústica irá exibir dois solos premiados na próxima edição do Festival de Teatro do Agreste, em Caruaru. Protagonizado pelo ator Heinz Limaverde, do Crato (CE), O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só será apresentado em 17 de outubro, sábado, no Teatro SESC Caruaru. Já A Vingança é um Jardim Selvagem, com Priscilla Colombi, terá sessão no dia seguinte, 18, domingo, no Teatro Lycio Neves. As exibições integram o projeto Festival de Teatro do Agreste, FETEAG — Residência Rústica, que conta com o financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), do Pró-Cultura RS por meio do edital FAC Mobilidade da Secretaria de Estado da Cultura do RS (SEDAC).
O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só já foi visto em diversos estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. A produção conquistou o Prêmio Açorianos nas categorias melhor direção (Patrícia Fagundes) e melhor figurino (Daniel Lion). O mágico, a mulher-barbada, o palhaço, a vedete, o bufão e o vagabundo: todos os personagens do imaginário circense ganham vida na pele de um único ator. As referências foram garimpadas nas tradições das velhas lonas de interior, combinadas a importantes questões da arte contemporânea como a cena em primeira pessoa e a memória como matéria de criação. Os pequenos circos brasileiros são espaços de encontro onde o real e o sonho dançam no picadeiro, o medo e o fantástico se alteram em movimento de ruptura efêmera do cotidiano.
Elementos clássicos do imaginário do circo, o humor e a poesia são as principais marcas do espetáculo. Em cena, Heinz Limaverde canta ao vivo — com trilha sonora e preparação vocal de Simone Rasslan — e as coreografias são assinadas por Cibele Sastre. A atração também traz referências a personagens reais, como o próprio ator, o palhaço Carequinha, a atriz de teatro de revista gaúcha Eloína Ferraz e a “mulher barbada” mexicana Júlia Pastrana, que viveu no México no século XIX.
A vingança é um jardim selvagem é um espetáculo que celebra histórias de mulheres, reais e inventadas, que vingam como erva selvagem. Com direção e composição dramatúrgica de Patrícia Fagundes, a montagem conquistou o Prêmio Açorianos de melhor atriz para Priscilla Colombi, em 2025. O roteiro se estrutura a partir da busca da protagonista — uma artista escritora — pela vida extraordinária de Veronika V, que se desdobra em muitas: professora, viajante, cantora, pistoleira e aventureira. A trama se permite brincar com imaginários de vingança e vingadoras, filmes e personagens, repertórios e memórias. Nessa busca, a protagonista percorre diversos lugares, experiências e encontros com mulheres marcantes, misturando real e ficção.
O projeto dá continuidade à pesquisa de linguagem festiva da trupe, que mistura pop e poesia, real e ficção, reflexão e humor, teatro, vídeo, música, dança e palavra. A produção também marca a parceria entre a atriz e a diretora, que trabalham juntas há quase duas décadas. A peça aborda urgências de nosso tempo com uma equipe predominantemente de mulheres, além de Priscilla e Patrícia. Simone Rasslan assina a trilha sonora e Marga Ferreira, a iluminação. Os figurinos foram criados por Carol Scortegagna. Os vídeos são de Lívia Pasqual. A cenografia é de Yara Balboni, a arte gráfica de Manoele Scortegagna e a produção executiva de Eduarda Rhoden.
>> PROGRAMAÇÃO:
Gratuita
O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só
17/10, sábado, às 19h.
Teatro SESC Caruaru (Rua Rui Limeira Rosal — Petrópolis, Caruaru)
A Vingança é um Jardim Selvagem
18/10, domingo, às 20h.
Teatro Lycio Neves (Rua Carlos Laet, 356 — Indianápolis, Caruaru)
Produção de eventos culturais.
Faça um comentário