
Filme realizado com recursos do Fac Filma/RS foi concluído e passa a participar da seleção de festivais de cinema no Brasil e América Latina
Difícil imaginar como a troca de um celular por um Fusca possa ter chegado tão longe, mas o documentário “O mundo cabe em um Fusca”, dirigido por Nauro Júnior, é a prova de que o impossível não existe. A história do fotógrafo que trocou seu telefone por um Fusca e percorreu 17 países a bordo de um VW 1968 é a essência do filme, que a partir de julho segue a estrada dos festivais de cinema.
Com 1h50 de duração, a jornada de Nauro vai muito além das histórias dos personagens que encontrou pelo caminho em diferentes países da América Latina, passando pela Europa e Rússia. O roteiro, narrado pelo próprio diretor, passa pelas curvas da Cordilheira dos Andes, a aridez do Deserto do Atacama, a magia de Machu Pichu, a força da Antártica e a imensidão da Rússia.

“A compreensão do sentido dessa jornada está em cada quilômetro percorrido, por isso digo que é um filme sobre o caminho e não o destino”, destaca o diretor. O encontro com o sentido da vida passa pela afinidade com Pepe Mujica, consolidada ao longo de cada jornada e expressa em diferentes momentos do filme.
As viagens do projeto, chamado Expedição Fuscamérica, acontecem desde 2013 e sempre contaram com a companhia de um copiloto. Além de parceiros de viagens, eles atuaram como cinegrafista e fotógrafos. Caio Passos, Daniel Marenco, Patrick Rodrigues e Felipe Campal formam o time de diretores de fotografia e assinam as mais de 500 horas de imagens captadas, ao longo de 12 anos. Todo esse material, foi transformado em uma narrativa sensível por Nauro e Juliano Ambrosini que, além de participar do roteiro, também fez a montagem e finalização do documentário. As histórias do caminho, entrevistas e imagens arrebatadoras são acompanhadas por trilhas musicais de Vitor Ramil, Luiz Marenco, Leandro Maia e Davi Batuka, além de Daniel Drexler cantando “Rinconcito” e Luiz Marenco com “Batendo água”.
O filme foi realizado pela Satolep Press e se consolidou através de Edital FAC Filma, pelo projeto “Expedição Fuscamérica: 17 países em um Fusca”, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura – Pró-cultura RS FAC, Lei nº 13.490/10, e será entregue oficialmente à Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul (Sedac) nesta segunda-feira (30).

A diretora executiva da obra, Gabi Mazza, explica que a partir de agosto o documentário seguirá o caminho dos festivais de cinema. “Inclusive aguardamos o resultado da inscrição na seleção da 58ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, a mais tradicional e longeva mostra cinematográfica do país. Estamos ansiosos para mostrar esse trabalho, que tenho certeza irá mexer com a emoção do público”, observa. Segundo ela, Pelotas acolheu o projeto desde a sua concepção e por isso a no dia 8 de agosto haverá uma exibição para convidados e apoiadores, no Cineflix do Shopping Pelotas. O filme é legendado em português, espanhol e inglês e tem recursos de acessibilidade, portanto festivais internacionais estão no radar da Satolep Press. O documentário é baseado no livro “A vida cabe em um Fusca”, de Nauro Júnior, que foi lançado no Brasil e Portugal. Mais informações sobre o filme estão disponíveis através do perfil do instagram @expedicaofuscamerica.
Assista em primeira mão o trailer do Documentário ‘O mundo cabe em um Fusca”:
A Satolep Press trabalha com profissionais diferenciados, atuantes no mercado gaúcho, e com ampla experiência em produção de conteúdo, fotojornalismo, projetos culturais, empresariais e coberturas jornalísticas. O time de sócios é formado por Gabi Mazza, Nauro Júnior e Vinicius Peraça.
Faça um comentário