Com produção de Renato Dornelles e Tatiana Sager, “O Retorno” será exibido no maior festival de curtas-metragens do mundo

Mario Gianni, ao centro, com indígenas Yaonomami e parte da equipe do filme — foto: Falange Produções

O curta-metragem com produção gaúcha O Retorno, (15min, Brasil, Rio Grande do Sul, 2026), da Falange Produções, poderá ser visto esta semana em dois grandes eventos cinematográficos no Brasil e na Europa. A obra será exibida na 29ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais, que, anualmente, marca o início da temporada do cinema brasileiro. Além disso, o filme também será projetado no Festival Internacional de Curta-Metragem Clermont-Ferrand, na França — o maior do gênero do mundo com a mais ampla programação de curtas-metragens. Também é o segundo principal festival de cinema francês em público e presença profissional, atrás apenas do Festival de Cannes.

O filme foi um dos cinco projetos — e o único documentário — aprovados e financiados pelo edital Brasil com S, da Embratur, em 2025. Dirigido e roteirizado pelo brasileiro Cesar Menghetti e pelo fotógrafo italiano Mario Gianni, aborda o retorno de Gianni, aos 82 anos, a aldeias Yanomami da Amazônia, após 40 anos. Nessa viagem, ele cumpre a promessa feita a líderes da comunidade na década de 1980, de projetar o filme O Independente (72min, Itália, 1986), realizado na primeira visita. Em uma jornada que vai de Roma até a Floresta Amazônica, ele reflete sobre as próprias memórias e as transformações da região, enquanto descobre que a preservação do bioma e da vida no planeta está intrinsecamente ligada aos povos que ali vivem. Mario Gianni, nos anos 1970, integrou o ambiente artístico da Roma de Federico FelliniMichelangelo Antonioni e Pier Paolo Pasolini, sendo também amigo e fotógrafo de Glauber Rocha, com quem trabalhou como diretor de fotografia no filme Claro (107’, Itália, 1975). 

O Retorno será representado em Tiradentes pelo produtor Renato Dornelles, que também é jornalista, roteirista e diretor de cinema. A produção vai ser exibida na Mostra Cine EmbraturLAB, às 19h30min, desta quinta-feira, 29 de janeiro. Já o festival francês irá acontecer entre os dias 30 deste mês e 7 de fevereiro.

FICHA TÉCNICA:

Direção: Cesar Meneghetti e Mario Gianni

Produção: Renato Dorneles

Produção executiva: Tatiana Sager

Roteiro: César Meneghetti e Mario Gianni

Montagem: César Meneghetti

Fotografia: Gabriel Sager Rodrigues, César Meneghetti e Mario Gianni

Som: Li Rassier

Trilha Sonora: Tiberio Pandimiglio

Finalização de Cor: Haruka Ikeda

Edição de som e Mixagem: Guilherme Cássio

Controller: Fernanda Bischoff

Empresa produtora: Falange Produções

Produtoras associadas: Casa de Força Produções, Filmservice Solutions e Panda Filmes

 SINOPSE:

Quarenta anos após seu inesquecível encontro com o povo Yanomami, o documentarista italiano Mario Gianni — amigo de Glauber Rocha e diretor de fotografia do filme Claro — embarca em uma jornada desafiadora à Amazônia aos 82 anos. Determinado a cumprir uma promessa feita aos líderes da comunidade, ele se prepara para retornar e projetar o filme O Independente (72’, Itália, 1986), que retrata o encontro dele com a comunidade Yanomami. Numa viagem que vai desde Roma, passando por Manaus, Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira até chegar à aldeia, Mario reflete sobre as próprias transformações que passou, enquanto observa as mudanças nas pessoas e nos cenários que encontra — ambos marcados pelo inexorável passar do tempo e ressaltando a importância da preservação do bioma amazônico, intimamente ligada à vida dos povos que habitam a região.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*