Literatura: A água é o tema do V Festim de Maio em Pelotas


Festim de Maio
Foto Divulgação

Evento de três dias, promovido pelo Coletivo Autores de Pelotas (CAP), ocorre no Casarão Dois e terá “Noite do Aguaceiro”, “Mergulho Noturno” e “Temporal Literário”, todos com entrada franca.

Pelotas é um município cercado por águas: Arroio Pelotas, Barragem Santa Bárbara, Canal São Gonçalo, Lagoa dos Patos (praia do Laranjal), cascatas da colônia, etc., sem falar nos períodos de chuvas intensas e na consequente umidade acentuada. A água faz parte da rotina dos pelotenses – apesar do recente período de estiagem que causou transtornos pela falta dela. Foi inspirado neste cenário (de água presente ou escassa) que o Coletivo Autores de Pelotas (CAP) está lançando a sua primeira antologia temática, Aguaceiro, e planejou o V Festim de Maio #EuLeioPelotas, um evento de três dias para celebrar a literatura local.

V Festim de Maio

Assim, de sexta a domingo (26 a 28 de maio), ocorrem uma série de atividades, entre elas a Noite do Aguaceiro, o Mergulho Noturno e o Temporal Literário. Todas as atividades são abertas ao público e gratuitas. O V Festim de Maio tem o apoio da Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Cultura.

“Mais uma vez, nossa proposta é trazer um evento descontraído e aconchegante, para falarmos da nossa grande paixão, os livros, e para que mais pessoas conheçam um pouco da literatura produzida aqui mesmo, em Pelotas”, destaca a escritora e jornalista Joice Lima, que organizou Aguaceiro. O livro traz contos, poemas, crônicas e um esquete teatral de dez escritores do CAP.

Veja a programação completa dos 3 dias:

Dia 26/5 Sexta-feira – Noite do Aguaceiro

Local: Secult – Praça Coronel Pedro Osório, 2 (Casarão Dois)
Horário: das 19h às 22h 
Lançamento de Aguaceiro, com Sessão de Autógrafos Coletiva dos integrantes da Antologia (tema água). Dramatização de textos da antologia; música ao vivo com Cristina Carraro (voz) e Junior Baz (violão) em repertório especial de MPB com o tema água; entrega da pré-venda (quem quiser adquirir o livro e retirar na festa, pode fazer contato para a compra pelas redes sociais Eu Leio Pelotas – Facebook e Instagram, em mensagem privada)

Dia 27/5 Sábado

*Feira Itinerante #EuLeioPelotasporAí no Mercado das Pulgas – das 10h às 17h, no Largo Edmar Fetter (Mercado Central) – autores presentes

*Oficina com Charlie Rayné, parceria com o Ponto de Leitura da Secult – Dramatização Literária para Adultos – para dar emoção às leituras. Público alvo: professores de literatura, redação, português; autores e interessados, em geral. Das 17h30 às 19h (vagas limitadas). Inscrições pelo e-mail euleiopelotas@gmail.com . 

*Mergulho Noturno – uma imersão em ambientes temáticos
Das 20h às 22h, na Secult (Praça Cel Pedro Osório, 2)
Passeio pelo andar térreo do Casarão Dois percorrendo salas em que serão desenvolvidas as atividades: “Aguaceiro em Imagens” – ilustrações de Diogo Madeira, a partir dos textos da antologia; “Diálogo das Águas”, com Helena Manjourany e Beatriz Mecking; “Rios de Mim” – experiência poético-sensorial a partir de poemas de Diogo Rios (presentes no livro), com Deco Rodrigues e Joice Lima; “Viagem literal” – improvisação teatral que apresenta o diálogo entre um autor e sua personagem, com J. Gonçalves e Otavia Cé; “O Conto de Água Seca” – apresentação de esquete teatral de Charlie Rayné (presente na antologia), encenada pelo Studio Atores de Pelotas (Teci Jr. Pereira, Karen Schiller e Rayné).

Cada uma das atividades dura de 3 a 10 min e será repetida diversas vezes, enquanto transitarem pessoas pelo espaço. O “passeio” termina com o esquete teatral, que terá duas funções, a primeira por volta das 20h30min e a segunda, 21h30min.

Dia 28/5 Domingo – Temporal Literário

Das 15h às 17h, na Secult. Tarde de discussão entre escritores e aspirantes a escritores sobre questões relacionadas à literatura, que culminará na produção de um manifesto que será publicado no jornal.

Acompanhe as novidades do Coletivo Autores de Pelotas no instagram: @euleiopelotas.

Leia também: Mais de 40 mil pessoas participaram da programação do 11º Festival Internacional Sesc de Música

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*