Quarta-feira: “Sobremesa Musical” no ” 20 pras 10″


O Centro de Artes da UFPel convida para a apresentação musical do projeto de extensão “Música às 20 pras 10”, que ocorrerá no dia 09 de maio, quarta-feira, às 9h40min, no 3° piso do CA. Teremos o Pocket Show com o grupo participante do projeto “Sobremesa Musical”.

O projeto “Sobremesa Musical” iniciou-se em 2010 com os amigos Isabelli Domingues, Lú Dutra, Tiago Namidomi e Vaniah Barbosa, graduandos do curso de Música (modalidade Licenciatura) da Universidade Federal de Pelotas. Posteriormente, adentraram ao projeto, Rogers Lemes e Toko Ciocca, alunos do mesmo curso.

O grupo tem por objetivo levar à comunidade carente, o repertório musical estudado e trabalhado dentro da faculdade de Música. A partir da pesquisa e seleção de clássicos da música popular brasileira, como também, repertório internacional, o projeto teve o Restaurante Popular de Pelotas como sede inicial desse trabalho. Desenvolvido semanalmente, contribuía para que os freqüentadores da instituição tivessem a oportunidade de assistirem apresentações musicais diversas, que reuniam músicos convidados, de variados estilos e influências musicais, assim como dos próprios integrantes do projeto e outros colegas do curso de Música.

Em 2012, o “Sobremesa Musical” continua sendo desenvolvido, mas não mais no Restaurante Popular. O objetivo agora é realizar apresentações itinerantes, que compreendam também outras localidades, outras instituições e entidades. Em parceria com o PIBID, está previsto a realização desse trabalho também em escolas.

O grupo acredita no poder transformador e de inclusão social da música, onde, não importando a raça, o credo ou a classe social, ela dialoga, se faz entender. É universal, pois comunica numa só linguagem, numa só voz, a da alma, do coração. Música é emoção, sentimento e bem-estar. Oportuniza aos outros e a quem a executa, a chance de aprender, de crescer, questionar, idealizar e de sonhar. Música é memória, é identidade, auxilia na formação de personalidades e comportamentos perante a sociedade. Celebrar a música é também celebrar a vida

O projeto “Música às 20 pras 10” tem a organização da acadêmica Ana Lucia Ribeiro Azambuja, e a coordenação da profª. Isabel Bonat Hirsch.

Por Ana Lucia Azambuja