O Guia definitivo para o Ensino Superior de brasileiros no Reino Unido


Para realizar o sonho de estudar fora do Brasil, os estudantes devem exercitar uma habilidade muito importante: a organização! Afinal, uma experiência tão rica quanto a de viver e estudar por um período em outro país requer uma preparação à altura.

UK_credito Thiago Russi (2)Os processos de admissão para cursos universitários no exterior costumam envolver um cronograma de datas, inscrições e envio de documentos que exige que os candidatos se organizem de modo a cumprir todas as etapas.

Leia também: Porto Alegre recebe feira de educação com universidades britânicas

No Reino Unido, o processo é super transparente e organizado, o que permite que os estudantes se prepararem com a antecedência que a empreitada exige. Formado pela Grã-Bretanha (Escócia, Inglaterra e País de Gales) e Irlanda do Norte, o Reino Unido abriga, por exemplo, três das dez melhores universidades do mundo, de acordo com a publicação especializada Times Higher Education.

A excelência do sistema de ensino é reconhecida internacionalmente e, todos os anos, atrai milhares de estudantes dos quatro cantos do mundo. O British Council, organização internacional do Reino Unido para educação e relações culturais, preparou o guia definitivo para o estudante que planeja estudar na terra da rainha.

Confira agora informações importantes, sites úteis e bacanas e monte seu plano para fazer o sonho de estudar fora se concretizar.

ENTENDENDO COMO FUNCIONA O ENSINO SUPERIOR
O ensino superior no Reino Unido é voltado a estudantes de 18 anos ou mais (na Escócia, a idade mínima é 17 anos), e está dividido em duas etapas:

Cursos de graduação: incluem bacharelados, preparatórios, diplomas nacionais (higher national diplomas), entre outros.

Cursos de pós-graduação: são os mestrados, MBAs, PhDs e doutorados, e outros. Normalmente, para cursá-los, você precisa ter concluído um curso de graduação.
(Consulte: http://www.educationuk.org/brasil/articles/why-choose-higher-education)

No Reino Unido, normalmente, o ano letivo começa em setembro e vai até julho do ano seguinte. Porém, algumas instituições oferecem datas de início de períodos letivos mais flexíveis, com cursos começando, por exemplo, em janeiro ou fevereiro, coincidindo com o início do calendário.

Veja a seguir alguns sites para você consultar informações mais detalhadas das instituições e cursos do Reino Unido:
http://unistats.direct.gov.uk
http://search.ucas.com/
https://nationalcareersservice.direct.gov.uk/advice/courses/Pages/default.aspx
http://www.prospects.ac.uk/search_courses.htm

1) Faça o exame de proficiência
Não tem jeito: para ingressar no ensino superior britânico seu inglês precisar estar bem afiado! Essa exigência, na verdade, existe para assegurar que os alunos estrangeiros aproveitem ao máximo a experiência nas universidades britânicas.

Todos os cursos superiores e até alguns de curta duração exigem a comprovação do domínio da língua inglesa. O IELTS, que é o exame mais popular do mundo, possui, inclusive, uma versão específica para quem deseja tirar o visto britânico.

Ou seja, é muito importante que seu plano para fazer um curso no Reino Unido inclua uma preparação específica para o IELTS.

Você pode treinar o inglês no site LearnEnglish (Aprenda Inglês) do British Council, que conta com uma rica coleção de vídeos, áudios e textos, além de uma série de dicas de como se preparar para os exames de proficiência: http://learnenglish.britishcouncil.org/

Outra opção de preparação é o Road to IELTS, o popular curso online que oferece recursos pagos e gratuitos: www.ieltspractice.com

As universidades e faculdades britânicas têm políticas diferentes sobre o prazo de entrega do seu resultado no IELTS. Algumas instituições solicitam o resultado assim que você se inscreve para o curso, enquanto outras preferem fazer uma avaliação inicial de sua inscrição antes de pedir o certificado do IELTS.

Ao montar seu plano de estudos, verifique qual é a política de cada instituição em relação ao IELTS.

2) Processo seletivo
O processo de inscrição na educação superior do Reino Unido pode ser feito no site Universities and Colleges Admissions Service, mais conhecido pela sigla UCAS. É o serviço oficial de inscrições do país, que está disponível no endereço https://www.ucas.com

Verifique qual o prazo de inscrição da sua instituição; para a maioria dos cursos o limite é janeiro, porém há também prazos mais tardios, até março ou outubro. Uma dica importante: candidatando-se mais cedo, você terá mais chances de conseguir um lugar no curso desejado.

3) Escreva sua carta de apresentação ou “supporting statement”:
Esta é a sua chance de mostrar às universidades e faculdades por que você escolheu aquele curso e aquela instituição, e por que você seria um ótimo aluno. Escrever o supporting statement pode tomar algum tempo e é bom que seja revisado por professores, conselheiros ou pela sua família. Portanto, é válido já ir pensando no texto desde já.
4) Corra atrás do visto

Todas as questões sobre imigração e concessão de vistos para o Reino Unido são controladas pelo UK Visas and Immigration, o órgão do governo responsável pela entrada de estrangeiros nos países da região.

Atualmente, o visto é obrigatório para brasileiros que vão realizar cursos universitários, sendo recomendado entrar com o pedido pelo menos três meses antes do início das aulas.No caso de cursos universitários de graduação e pós-graduação, o estudante deve apresentar o CAS, um número de referência único que será enviado pela universidade.
Para mais informações, inclusive sobre a possibilidade de trabalhar durante os estudos, acesse: https://www.gov.uk/tier-4-general-visa/overview

5) Calcule os gastos
Antes de efetuar sua inscrição, é fundamental que você prepare um orçamento muito detalhado, para você ter uma visão bem clara de quanto custará a experiência.
O valor do curso provavelmente será a sua maior despesa, mas há outros gastos que devem ser considerados, como o transporte, alimentação, a compra de livros, entre outros.

Utilize o recurso “International Student Calculator”, uma espécie de calculadora de gastos para estudantes. Veja no site: http://international.studentcalculator.org/
O site Education UK, do British Council oferece uma página com dicas de planejamento financeiro e uma lista de bolsas de estudo para o Reino Unido, como o Chevening. Para saber mais, visite: http://www.educationuk.org/brasil/sub/scholarships-and-money/

Para mais informações sobre como estudar no Reino Unido, não perca a UK Universities Tour em Porto Alegre. A feira acontece no dia 20/02 das14h às 19h, no Sheraton Hotel Porto Alegre (Rua Olavo Barreto Viana, 18). A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo site www.ukuniversities.com.br.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*