O Capitólio volta a ser cinema em Pelotas


Alunos e ex-alunos da Universidade Federal de Pelotas promovem sessão de cinema (por uma última noite) em memória aos cinemas de calçada de Pelotas.

O Programa de Educação Tutorial do Centro de Artes da UFPEL, em parceria com professores, alunos e ex-alunos do Centro de Artes, estão organizando uma última sessão de cinema no mezanino do antigo Cine Capitólio em Pelotas.

Noitão de Cinema - 2011

O Cine Capitólio foi um dos mais antigos e tradicionais cinemas da cidade de Pelotas, que abriu suas portas em 1928 e criou história por 7 décadas na cidade, trazendo filmes que estavam no circuito nacional de cinema e criando um público cativo frequentadores de duas salas. Em 2007 o tradicional espaço do Cine Capitólio fechou suas portas e foi convertido em estacionamento, mas ainda conserva em seu andar superior uma sala de projeção que está sendo novamente revitalizada pelo grupo PET especialmente para a exibição. Após o evento a sala não estará mais apta para uso do cinema, portanto terá nesse dia 01 de novembro sua última noite de exibição cinematográfica no Noitão de Cinema.

O Noitão de cinema do PET Artes Visuais é um projeto de extensão em formato de evento e tem como objetivo principal a preservação da memória dos cinemas de calçada da cidade de Pelotas.

Em 2011 realizou-se a primeira edição do Noitão de Cinema também organizado pelo grupo PET do Centro de Artes da UFPEL e iniciou-se o trabalho de revitalização da sala que contou com o apoio dos atuais proprietários do prédio.

Até a exibição, com o apoio da UFPEL, serão obtidos os sistemas de som e de projeção para a exibição dos filmes, assim como a dinâmica do foyer, que contará com um quiosque para a venda de cafés e salgados. Além disso, os espectadores que ficarem até o final da exibição receberão um kit café da manhã fornecido pela organização, seguindo o mesmo formato da primeira edição do evento.

A dinâmica do evento promovido pelo PET tem inspiração no Noitão Belas Artes, promovido pelo Cine Belas Artes da cidade de São Paulo que promovia noites de exibição durante uma madrugada aos cinéfilos organizadas mensalmente.

A programação consistirá na exibição de três filmes durante a noite do sábado. A ideia, além da revitalização do espaço, é também mostrar filmes que não entram ou têm pouco espaço nas janelas do circuito tradicional.

A sessão será aberta a comunidade, com número limitados de ingressos a preço justo, a ser cobrado com fins apenas de custear a limpeza e materiais para que a mostra se realize, ou seja, é um evento sem quaisquer fins lucrativos. A venda dos ingressos para participar do Noitão de Cinema do PET Artes Visuais começará a partir da segunda-feira, 27 de outubro, e vai até a sexta-feira, 31 de outubro, ou até esgotarem os ingressos.

Como é um projeto universitário, aos interessados em obter certificado de participação no evento, informamos que a compra do ingresso deve ser feita junto ao Núcleo de Extensão e Divulgação do Centro de Artes, e onde pode ser realizado também a inscrição no projeto.

O Núcleo de Extensão e Divulgação está na sala 106 do Centro de Artes da UFPEL que fica na Rua Alberto Rosa, 62.