Nova Produtora de Cinema em Pelotas!


skd283023sdcUMA NOVA VERTENTE INICIA NA CASA DO CAPITÃO

O Instituto João Simões Lopes Neto recebe no dia 15 a premier de uma nova produtora de cinema em Pelotas, a Vertente Filmes.

Parece que o tempo é de cinema em Pelotas. Entre Festivais, eventos e produções em diversas modalidades, parece  inegável  que o audiovisual adquiriu a força e a popularidade que antes eram guardadas a outras formas de arte, como o teatro. No dia 15 de dezembro mais um capítulo começa a ser escrito nesta direção.

A nova produtora Vertente Filmes encabeçada pela cineasta Ana Carril realiza a premier de seus filmes no dia 15 de dezembro de 2009. Serão apresentados 5 curtas-metragens. Os filmes “Passing Through” e “Desire Kisses” foram os trabalhos realizados pela Diretora e Roteirista Ana Carril durante o Four-Week Digital Filmmaking Workshop, promovido pela New York Film Academy em Boston. O filme “Mãe é Mãe” é um trabalho recentemente finalizado pela diretora.

Os filmes “Passing Through” e “Mãe é Mãe” abordam uma temática feminina. O primeiro é ficcional e aborda as dificuldades de uma imigrante nos EUA e o segundo é um documentário que enfoca as idéias, sentimentos, preocupações e ansiedades em relação à criação dos filhos. O filme Desire Kisses é um curta-metragem musical sobre relacionamentos, que tem como cenário os lindos jardins da Harvard University.

Ana Carril e Bernardo Turela. Foto:Laureano Bittencourt
Ana Carril e Bernardo Turela. Foto:Laureano Bittencourt

Ana Carril é formada em publicidade pela UCPEL e já em seu trabalho de conclusão apontava o seu interesse em cinema abordando o Papel do Cinema Brasileiro na Construção da Identidade Nacional. Além do Workshop da New York Film Academy, a diretora participou de vários cursos, seminários e fóruns de cinema em Boston – EUA e em Porto Alegre, tais como cursos promovidos pela UNISINOS e pela Produtora Clube do Silêncio, o III Congresso Brasileiro de Cinema e o Fórum Nacional de Cinema.

Os filmes “O Golpe do Espelho” e “Sem Intervalo” tem a direção e o roteiro de Bernardo Turela. “O Golpe do Espelho” foi produzido pelo Curso de Cinema e Animação UFPel, Folha Macho Filmes e Vertentes Filmes e aborda a utilização de cargos públicos para obtenção de favores pessoais. O filme foi selecionado para o V Fest Aruanda, festival de cinema universitário de João Pessoa, Paraíba; 17º Gramado Cine Vídeo; 5º Festival REC de Vitória, no Espírito Santo; 1ª Mostra Cine Digital de Três Coroas. Recentemente recebeu o prêmio da crítica no Festival Manuel Padeiro de Cinema e Animação. O filme ” Intervalo” tem um enfoque psicológico examinando a relação entre mãe e filha. Bernardo Turela é aluno do Curso de Cinema e Animação da Universidade Federal de Pelotas e já produziu vários curtas-metragens que podem ser acessados no You Tube.

A Premier marca o estabelecimento da Produtora Vertentes na cidade, e a consolidação da parceria entre os cineastas Ana Carril e Bernardo Turela que, juntamente com outros parceiros, já estão trabalhando em vários projetos para serem desenvolvidos no ano de 2010.

O quê: Premier dos filmes de Ana Carril, apresentando apresentados 5 curtas-metragens.
Quando:
Dia 15 de dezembro de 2009, às 20h:30min.
Onde:
Instituto João Simões de Lopes Neto

Igor Simões
Ator, Licenciado em Artes Visuais
Mestre em Educação/ UFPel
Cel:(053)81380430