Mario Quintana – O Poeta das Coisas Simples no Teatro Guarany


sem-titulo

A peça teatral Mario Quintana O Poeta das coisas simples que fará a abertura da Virada Cultural do Theatro Guarany dia 11 de Novembro.

“Nasci em Alegrete, em 30 de julho de 1906. Creio que foi a principal coisa que me aconteceu. E agora pedem-me que fale sobre mim mesmo. Bem! eu sempre achei que toda confissão não transfigurada pela arte é indecente. Minha vida está nos meus poemas, meus poemas são eu mesmo, nunca escrevi uma vírgula que não fosse uma confissão. Há ! mas o que querem são detalhes, cruezas, fofocas… Aí vai ! Estou com 78 anos, mas sem idade. Idades só há duas : ou se está vivo ou morto. Neste último caso é idade demais, pois foi-nos prometida a eternidade”.

“Mario Quintana – O Poeta das Coisas Simples”, é um espetáculo com direção de Rubens Lima Junior, diretor, professor de teatro e critico de cinema do Jornal do Brasil e realizado pelos atores: Tamara Taxman, Monique Lafond, Selma Lopes e Sergio Miguel Braga que com diferentes vivências profissionais têm em comum a paixão por Mario Quintana, um de nossos maiores poetas. Os atores contam, interpretam e cantam Mario Quintana numa bela homenagem a este grande autor brasileiro que dedicou sua obra ao exercício da palavra e do sensível. A encenação conta ainda com áudio histórico de Mario Quintana falando seu conhecido “Poeminha do Contra” e uma participação especial em áudio de Bruna Lombardi grande amiga e admiradora do poeta.

A sanfona foi o instrumento escolhido pela direção musical para musicar dois poemas de Mario e para acompanhamento ao vivo do trabalho. Pedro Lacerda baseou seus figurinos na personalidade de cada ator, trabalhando com várias nuances de cinza. O roteiro reúne poesias, prosas, contos e um pouco da vida de Mario Quintana, onde há espaço para novos textos a cada dia e permite também a participação de um espectador em um dado momento.

quintana-divulgacaoA experiência pessoal de cada ator: Tamara Taxman (atualmente pode ser vista na reprise da novela Ana Raio e Zé Trovão como Dolores Estrada), é uma atriz com trabalho reconhecido e premiado no cinema (As Aventuras de um Paraíba – Prêmio de melhor atriz coadjuvante Brasília e A Hora da Estrela – Prêmio de melhor atriz  coadjuvante Governador do Estado de  São Paulo) e televisão ( Sétimo Sentido de  Janete Clair –  Prêmio de melhor atriz em TV  Brasília), Monique Lafond, com intensa participação no cinema a partir anos 70, vencedora do prêmio “Luis Lumiere”  de cinema pelo filme” Eu Matei Lúcio Flávio“, Selma Lopes atriz de grandes musicais e uma das maiores dubladoras do Brasil (Margie Simpson e Whoppy Goldberg) e Sergio Miguel Braga com sua vivência em teatro de grupo contribuem para um espetáculo emocionante e que nos faz mergulhar no universo da poesia, descobrindo um Mario maroto que via as moças com suas saias rodadas passearem na esquina da Rua dos Cataventos, Ouvindo as Canções de um poeta Aprendiz de Feiticeiro com seu Sapato Florido colhendo Apontamentos de Historia Sobrenatural escondidas num Baú de Espantos cuja a Cor do Invisível ficará guardada nos Esconderijos do Tempo.

“Não importa que a tenham demolido, a gente continua morando na velha casa em que nasceu”.
Mario Quintana

FICHA TÉCNICA

Textos de Mario Quintana
Roteiro:
Sergio Miguel Braga
Direção: Rubens Lima Junior
Direção de Produção:
Sergio Miguel Braga

ELENCO
Tamara Taxman
Monique Lafond
Selma Lopes
Sergio Miguel Braga

____________________________________________________________________
!- e-Cult Pelotas/RS Você também pode participar! Veja como é fácil.