Elas (en)cantaram Elis – Texto e Fotos


“Cantar, pra mim, é sacerdócio. O resto é o resto”.

Foi com esse espírito que cinco cantoras aqui da terrinha subiram no palco do Bar João Gilberto na última quarta-feira (11) para o show Elas Cantam Elis. Jana Brasil, Xana Gallo, Carise Santos, Fernanda Martins e Regina Bainy arrancaram aplausos de quase 500 pessoas que foram tomadas pela emoção de ouvir Elis Regina, em vozes impecáveis.

Umas discretas, outras mais ousadas. Melodias seguidas à risca, e improvisos que começaram encabulados, mas que logo conquistaram a plateia.

Ao longo da noite e de uma forma super dinâmica as cantoras revezavam no palco e o público pôde ouvir diversas canções, em diversos tons. “Vocês não imaginam o quanto eu estou emocionada de estar participando desta noite”, disse Jana, com a voz embargada e olhos lacrimejantes. E quem esteve no Bar João Gilberto durante aquelas horas, concorda piamente com as palavras ditas por Xana Gallo depois de cantar Fascinação: “Esta é uma noite muito especial”.

Encantamento, esse era o sentimento! E o repertório foi escolhido à dedo: Como os nossos pais; Fascinação; O bêbado e o Equilibrista; Águas de março… sucessos que há anos não saem da cabeça dos amantes da música. E que pela maestria soam perfeitos, até mesmo em versões inimagináveis.

Letras, melodias, tons que encheram de emoção um público que acabou vivendo uma noite memorável. Entre cada som, olhares se cruzavam, e sem sair uma palavra era como se todos conversassem entre si, reconhecendo que aquela era uma noite rara. Oras, era fácil pegar olhos vidrados e bocas entreabertas. Faces de encatamento. E ao final de cada canção aplausos e sorrisos que nos faziam lembrar que apesar de termos feito tudo o que fizemos, ainda somos os mesmos!

Texto e Fotos: Evelyn Bastos