Daniel Moreira lança o livro [Re]versos no sábado


Foto: Moizes Vasconcellos
Foto: Moizes Vasconcellos

Representante comercial, pai de dois filhos, marido e ativista cultural. Com tantas funções, Daniel Moreira é incansável em seus afazeres diários. Mal lhe sobra tempo. Porém, cada minuto extra, dedica para uma de suas paixões: a poesia. Escreve praticamente um poema por dia. O segredo, segundo ele, é a prática. “Posso escrever agora, se quiser”, falou durante a entrevista ao Diário Popular. Tamanha vivacidade e vocação poderão ser conferidas a partir de sábado (1º), no Madre Mia, com o lançamento de seu segundo livro, intitulado [Re]versos. O autor Duda Keiber também participará da sessão de autógrafos com a obra Potchua balulenka – Crônicas no tempo das coisas.

Moreira é natural de Caçapava do Sul, mas há 16 anos vive emPelotas. Foi daqui que surgiu seu primeiro contato com a literatura: em 2008, quando escreveu o poema Antes, publicado posteriormente em jornal. Este foi o primeiro de muitos escritos poéticos que vieram a seguir. Uma seleção destes rascunhos virou livro em 2009, Poemas urbanos, da Editora Alcance. A obra com 93 poesias foi lançada na Feira do Livro de Porto Alegre e na Feira Binacional do Livro de Jaguarão.

Na sequência, Moreira envolveu-se em diversos projetos culturais, como o Sarau Poético Musical da Bibliotheca Pública Pelotense (BPP), pelo qual foi coordenador de nove edições; e o Poesia de Bar, criado por ele, Vicente Botti, Duda Keiber e Valder Valeirão, em que distribuíram pela cidade marca-páginas com poesias de autores locais. De abril de 2010 a outubro de 2011, atuou ainda como editor do blog da revista Seja , divulgando poetas, cronistas, fotógrafos e músicos da região.

A produção literária não parou durante o período. Com o blog Poemas Urbanos , criado inicialmente para divulgar seu primeiro livro, passou a publicar com frequência seus escritos. O volume crescente de textos e a boa repercussão entre os leitores no endereço virtual fizeram com que o autor planejasse a edição de mais uma obra. Surgiu, então, [Re]versos.

Serviço
O quê: lançamento dos livros [Re]versos, de Daniel Moreira, e Potchua balulenka – Crônicas no tempo das coisas, de Duda Keiber, com festival de tapas e discotecagem de Valder Valeirão
Quando: sábado (1º/09/2012), a partir das 17h
Onde: Madre Mia, na rua Santa Cruz, 2.200
Valor: R$ 15,00 cada obra
No mesmo dia, o poeta lançará ainda o seu site oficial , oferecendo o download de suas publicações

Saiba mais sobre o projeto e conheça os principais autores que influenciam a obra do poeta na edição impressa do Diário Popular desta quinta-feira (30).

Por: Max Cirne
Fonte:  diariopopular.com.br