Atriz pelotense Luciáh Tavares no filme “Pequenos Desencontros”


No próximo dia 25 de julho (segunda feira), as 20h30’, no Paradigma Cine Arte, em Florianópolis/SC, acontece o lançamento oficial do filme curta metragem “Pequenos Desencontros”, do cineasta catarinense, Fernando Bopprè.

O filme tem produção da Exato segundo e o roteiro é inspirado num conto do escritor catarinense Silveira de Souza. “Pequenos Desencontros” foi projeto vencedor do IVº Prêmio Armando Carreirão e é uma realização do FUNCINE e da Prefeitura Municipal de Florianópolis. O filme mostra um casal do interior que perde-se numa cidade grande. O marido tenta encontrar o caminho de volta, mas acaba perdendo-se ainda mais. No meio da confusão, aparece um velho misterioso. A narrativa fala sobre desencontros, ausência de comunicação e crise nos relacionamentos.

Édio Nunes e Nei Pelizzon protagonizam o filme ao lado da pelotense Luciáh Tavares .

Luciáh é atriz profissional com larga experiência em teatro. Iniciou fazendo teatro no Colégio Pelotense, e depois, por conta da mudança da família atuou no Grupo MACI em Imperatriz/MA. Desde 1993 compõe o elenco da Cia Z de Teatro, companhia teatral criada em Pelotas/RS em 1986, e que esteve sediada na terrinha até o final da década de 1990, e atualmente está sediada na grande Florianópolis/SC. Cursou Bacharelado em Interpretação Teatral pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO.

Viajou com teatro de forma mambembe ao longo da década de 90, e ao término de uma tournée acabou fixando residência em Florianópolis. Cursou a faculdade no Rio de forma fragmentada, para poder seguir atuando no teatro, no sul do país, em projetos em especial voltados a comunidades do interior gaúcho e catarinense, pequenas comunidades onde as opções de lazer são raras, sobretudo para crianças e adolescentes. Entre as mais de 30 montagens que Luciáh participou podemos destacar alguns espetáculos que marcaram época na cidade como “Os Saltimbancos” apresentado em Pelotas entre 1993 e 1996, O Sítio do Pica –pau Amarelo (1993-94), em 2009 esteve em cartaz no Rio de Janeiro com Medéia. Como dramaturga trouxe a Pelotas o espetáculo “Conflitos”(2007). Mas pisar nos palcos pelotenses a atriz não pisa desde 2002, quando realizou temporada tanto no teatro Guarany como no Teatro sete de abril.

No site oficial do filme Bopprè afirma que assim que viu o rosto de Luciáh, ainda a espera para fazer o teste não teve dúvidas. Segundo ele o desenho de seu rosto e a vontade que a atriz demonstrou para fazer o papel foram os maiores indícios de que ela era a atriz certa, mesmo diante de várias outras opções de atrizes. Luciáh Tavares afirma ter visitado Pelotas recentemente, para desfrutar um pouco da família e dos doces da terra natal. Mas diz que entrou em choque ao deparar-se com o teatro Sete de abril fechado.

“A minha referência de artista, passa pelo teatro sete de abril, passa pela minha cidade. E vê-lo fechado me deu uma insegurança desmedida. Um vazio na alma.”

Quanto a trazer o filme para Pelotas, Luciáh diz querer fazer isto em breve, só não sabe ainda onde exibi-lo. Já que suas referências todas no município estão de portas fechadas ou deram espaço para outros fins.

“Sem capitólio, cine pelotense e sete de abril…fiquei feito barata tonta em Pelotas. Por sorte o café aquário e suas deliciosas passas de pêssego ainda estão lá.”

Quanto aos 200 anos da sua terra natal Luciáh acredita que “…é um momento para todos os pelotenses e moradores da Princesa do Sul, retomarem sua beleza reinvindicar suas melhorias. Para que possamos seguir escrevendo de forma bela a história de nossa doce cidade. Quero passar um tempo maior em Pelotas ao longo deste ano, mas sei que as vezes a vida de artista apronta algumas surpresas no caminho e nos leva a lugares que jamais imaginamos.”

Para finalizar Luciáh Tavares cita frase que amiga Janaína Jorge (coreógrafa pelotense que faleceu em 2010 vítima de leucemia) sempre dizia:

“Ando pelo mundo, mas Pelotas anda sempre comigo.”

ESTRÉIA: 25 de julho de 2011 às 20h30, no Paradigma Cine Arte em Florianópolis/SC
Rodovia José Carlos Daux (SC 401) n° 8600 . sala 2 . bloco 8
Centro Empresarial Corporate Park
Santo Antonio de Lisboa
Florianópolis/SC/Brasil
Telefone: 48 32397777

O filme conta também com o apoio da Cinemateca Catarinense/ABD-SC, da Fundação Franklin Cascaes, Colégio Catarinense, Estúdio Ouié, Grupo de Teatro Armação, Käfer Clube, JG Cópias e Plural Filmes.

Para saber mais acesse o site oficial do filme: http://pequenosdesencontros.exatosegundo.com.br/imagens.php

Para conhecer mais sobre a trajetória profissional da atriz Luciáh Tavares acesse: http://www.luciahtavares.blogspot.com

E o site da Cia Z de teatro, companhia oriunda de Pelotas/RS e que atriz atua até hoje. http://www.ciazdeteatro.blogspot.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*