1º de abril em Pelotas – Dia do Romualdo


O Instituto João Simões Lopes Neto (IJSLN) pretende promover um ‘1º de abril’ diferente este ano. O tradicional ‘Dia da Mentira’, evitado por tantos para a realização de eventos ou mesmo para o registro de fatos históricos (lembram 1964?) passa a ser comemorado pelos apreciadores da obra de João Simões Lopes Neto, que associam a data aos “Casos do Romualdo”, publicados originalmente no antigo “Correio Mercantil”, posteriormente reunidos e publicados pela Editora Globo, tendo o “Mentiroso” Romualdo como narrador.

Foto: Nauro Júnior

Neste ano, as comemorações terão seu ponto alto com a conferência do professor João Luis Ourique da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), às 20h, no Auditório Carlos Reverbel. O doutor em literatura falará sobre “Os Casos do Romualdo” enfocando os trabalhos de pesquisa nos jornais originais do Correio Mercantil. Na oportunidade também será lançado o CD com a digitalização dos “Casos do Romualdo” e da Artinha de Leitura.

Toda a programação será aberta ao público, com entrada franca.

Programação do Dia do Romualdo, 1° de Abril

10h – Abertura, no quisoque Nelson Nobre (Pelotas Memória, Calçadão da Rua XV de Novembro.) Até as 18h, alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas contarão os “Casos do Romualdo”, ao vivo e em gravação com fone de ouvido (Projeto Literatura em Aúdio)

14h – Exposição João Simões Lopes Neto: Vida e Obra (paineis, na sede do instituto: Rua Dom Pedro II , 810)

16h – Chegada do Romualdo no cavalo Gemada (entrará pelo pátio da sede do instituto)

16h20 – Pequeno recital de milongas com gaita ponto, por Guilherme Firpo

das 17h às 19h30 – Projeção de filmes (João Simões Lopes Neto: Entre o Real e o Imaginário).

20h – Palestra com o professor Dr. João Luis Pereira Ourique “Eis o homem – Os Casos do Romualdo” (Lançamento do CD com digitalização dos originais).

O Instituto João Simões Lopes Neto tem o apoio das empresas amigas: Caixa Econômica Federal, Théo Bonow e Livraria Vanguarada. O projeto cultural deste ano contará com a parceria do Arroz Emoções e do BRDE.

Leia a matéria completa no Pelotas Mais.