Primeira exibição em 4K do longa-metragem gaúcho “Um é Pouco, Dois é Bom” será na Cinemateca do MAM, no Rio de Janeiro


No dia 29 de novembro, quarta-feira, às 18h30min, a Cinemateca do MAM, no Rio de Janeiro, promoverá uma sessão para destacar o trabalho desenvolvido pela Cinemateca Capitólio, de Porto Alegre, dentro da programação intitulada Cinemateca: Redes em Movimento. Na ocasião, será exibida pela primeira vez a nova cópia digitalizada em 4K do clássico do cinema gaúcho Um é Pouco, Dois é Bom (1970), de Odilon Lopez, primeiro longa-metragem assinado por um diretor negro no Rio Grande do Sul. Os diálogos contaram com a colaboração do escritor Luis Fernando Veríssimo, em início de carreira na época. A entrada será gratuita com distribuição de ingressos pela internet (https://mamrio.byinti.com/#/ticket).

   — É um filme que trata pela primeira vez, e na visão de um diretor negro, a questão do racismo estrutural no Brasil. Até então, apenas cineastas brancos haviam abordado o tema, em especial os diretores ligados ao Cinema Novo, como Nelson Pereira dos Santos, Cacá Diegues e Glauber Rocha. Isso é algo extremamente significativo. Por ser ainda pouco conhecido, sua digitalização em 4K vai permitir que sua contribuição seja reconhecida de forma devida — explica Marcus Mello, crítico de cinema e pesquisador que integra a equipe da Cinemateca Capitólio.

   A única cópia em película conhecida do filme está depositada na Cinemateca Capitólio, que ao longo dos últimos anos tem trabalhado para garantir a sua preservação e difusão. Para permitir uma maior circulação e uma redescoberta da obra por novos públicos, a cópia foi digitalizada especialmente para esta sessão. O trabalho foi realizado em setembro deste ano no laboratório da Link Digital, no Rio, e foi financiado pela Cinemateca do MAM. Além da digitalização da cópia em 35mm, os negativos, que estão depositados na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, também serão escaneados em 4K em 2024.

   A combinação dos dois materiais, positivo e negativo, irá gerar uma nova cópia de excelente qualidade, possibilitando a sua ampla circulação na íntegra. Atualmente, apenas a segunda parte do filme, formado por dois episódios, estava disponível (digitalizada em baixa resolução em 2006 pelo ator, diretor e produtor Zózimo Bulbul), limitando o conhecimento dessa produção. O primeiro episódio — que marca a estreia no cinema de Araci Esteves (de Anahy de las MIsiones) ao lado do marido, o ator e dramaturgo Carlos Carvalho)  — foi visto por poucos espectadores. Agora, poderá ser assistido e certamente surpreenderá o público pela contundência de sua crítica ao milagre econômico brasileiro.

   — A digitalização em 4K de Um é Pouco, Dois é Bom em sua versão completa marca um novo momento no processo de inserir definitivamente o filme na historiografia do cinema brasileiro. Como apenas o segundo episódio do filme circulava, e numa versão digital em baixa definição, o público não tinha condições de avaliar plenamente a importância do trabalho de Odilon Lopez e reconhecer a real dimensão de seu pioneirismo — comemora Daniela Mazzilli, diretora da Cinemateca Capitólio.

> SOBRE O FILME:

    Com um Pouquinho de Sorte é primeiro episódio do filme. Conta a história de um casal modelo da classe média. A mulher (Araci Esteves) trabalha como comerciante e o marido (Carlos Carvalho), mutuário do Banco Nacional da Habitação. O enredo gira em torno da crise pela qual passa o casal após o marido ser demitido não conseguindo assim pagar pela casa em que vivem concomitantemente com a recém-chegada de seu primeiro filho.

    Já o segundo episódio, intitulado Vida Nova por Acaso, apresenta a história de dois ladrões recém libertos e suas peripécias nada bem-sucedidas. Um deles (Odilon Lopez) apaixona-se perdidamente por uma loira (Angela Grosser) de alta classe social envolvendo no filme um amor platônico. Motivados pela busca do reconhecimento da sociedade, os assaltantes tentam sobreviver e permanecer longe do encarceramento. Sem êxito, voltam para o presídio.

Direção e Produção: Odilon Lopez; Roteiro: Odilon Lopez e Luis Fernando Verissimo; Elenco: Odilon LopezAngela GrosserAraci EstevesFrancisco SilvaAmélia BittencourtCarlos CarvalhoLuis Carlos Magalhães, entre outros; Música: Flávio de Oliveira; Diretor de Fotografia: Roland Henze; Direção de Arte: Luiz C. Cena; Edição: Waldemar Noya;

Odilon Lopes e Angela Grosser em “Um é Pouco, Dois é Bom” — crédito: Cinemateca Capitólio

> O DIRETOR

   Odilon Lopez nasceu em Minas Gerais em 1941. Mudou-se ainda jovem para o Rio de Janeiro em 1958. Com apenas 17 anos, iniciou os primeiros trabalhos profissionais no cinema. Em 1959, viajou ao Rio Grande do Sul para trabalhar como cinegrafista na empresa Brás Filme. Como ele, muitos técnicos e artistas chegavam a Porto Alegre para trabalhar no então aquecido mercado de televisão. Em 1961, ingressou como ator e repórter cinematográfico na TV Piratini, onde cobriu a Campanha da Legalidade, quando setores militares tentaram impedir a posse de João Goulart após a renúncia de Jânio Quadros. Em 1962, foi trabalhar para a recém fundada TV Gaúcha, atual RBS TV. Na nova emissora filmou os eventos finais do Golpe Militar de 1964, em Porto Alegre.

   Odilon especializou-se em reportagens e documentários para a televisão, alguns deles foram premiados pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI). Fez cursos na Europa, primeiramente em Glasgow, e depois na Alemanha. Em 1967, viajou para a Bolívia acompanhado do também jornalista Carlos Alberto Kolecza para uma série de reportagens sobre a guerrilha no país. A dupla fez a cobertura do julgamento do guerrilheiro Regis Debray que havia lutado ao lado de Che Guevara.

   Simultaneamente à carreira de jornalista, trabalhou como ator em peças e filmes. Nos anos 1960, dirigiu o seu primeiro filme, o curta-metragem, Um dia de chuva. Em 1970, fundou a produtora Super Filmes e iniciou os preparos para a produção do seu único filme ficcional de longa-metragem: Um é Pouco, Dois é Bom.

> CINEMATECA: REDES EM MOVIMENTO

   O projeto Cinemateca: Redes em Movimento consiste em uma mostra de filmes on-line e presencial que tem o objetivo de promover a produção e o intercâmbio de conhecimento sobre o patrimônio audiovisual em seus mais diferentes aspectos, desenvolvendo parcerias institucionais e interfaces críticas com esses documentos por meio do estímulo a uma reflexão interdisciplinar. O ciclo é um desdobramento e ampliação do projeto Veredas do Patrimônio Audiovisual, realizado pela Cinemateca do MAM ao longo de 2021. Organizado em dez módulos, o ciclo busca destacar, por meio da exibição de filmes, da realização de debates e da publicação de livros, uma série de documentos e obras audiovisuais conservados pela Cinemateca do MAM e instituições congêneres, assim como proporcionar o conhecimento sobre iniciativas de difusão cinematográfica e audiovisual em grande diversidade.

   Em seu oitavo módulo, a mostra Cinemateca: Redes em Movimento destaca a Cinemateca Capitólio de Porto Alegre, arquivo ligado à Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de Porto Alegre, instituição criada em março de 2015 que cumpre um papel primordial para a salvaguarda e valorização do patrimônio audiovisual gaúcho e brasileiro. Como complemento da programação, será exibido no canal on-line da Cinemateca do MAM (http://www.vimeo.com/channels/cinematecadomam) uma entrevista de Odilon Lopez concedida em 1996 para a série Persona Grata, projeto de memória oral concebido pela APTC-RS em parceria com a Coordenação de Cinema e Audiovisual, documento também conservado pela Cinemateca Capitólio.

   O projeto Cinemateca: Redes em Movimento é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e XP Inc. por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

> SERVIÇO:

Cinemateca: Redes em Movimento – Cinemateca Capitólio.

Programação: Longa-metragem Um é Pouco, Dois é Bom, de Odilon Lopez (Brasil, 1970)

QUANDO: 29/11, quarta-feira, às 18h30min.

ONDE: Auditório Cosme Alves Netto da Cinemateca do MAM (Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro)

QUANTO: Gratuito 

DISTRIBUIÇÃO DE INGRESSOS ON-LINE: https://mamrio.byinti.com/#/ticket ou https://mamrio.byinti.com/

LOTAÇÃO: 180 pessoas

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: livre

> EXIBIÇÃO ON-LINE DA ENTREVISTA COM ODILON LOPEZ:  

QUANDO: De 29/11 a 03/12

ONDE: Canal da Cinemateca do MAM (http://www.vimeo.com/channels/cinematecadomam)

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