Novo videoclipe da banda Doidivanas: os fracassos da Inteligência Artificial em uma reflexão sobre futuro, natureza, arte e tecnologia


A música escolhida é “O Futuro”, faixa do quinto álbum do grupo, “Próximos Distantes” (2017), que trata de distopias e de crítica social. O videoclipe está disponível no canal DoidivanasRock, no Youtube, a partir desta quinta-feira (06/06), às 21h. A direção e edição são do publicitário Daniel “Cuca” Moreira, integrante da banda Doidivanas.

Banda Doidivanas: Daniel “Cuca” Moreira (baixo/vioão), Rodrigo Osório (baixo),
Felipe Mello (vocal), Daniel Conceição (guitarra) e Rodrigo dMart (bateria) – Crédito: Maria Maria

Em 2025, a Doidivanas completa 30 anos de existência, reunindo amigos, música e criatividade, sempre unindo temas de vanguarda e ação social. A ideia do videoclipe surge a partir de três fatores distintos – os encontros da banda de rock com estudantes do ensino médio, a popularização de aplicativos e sites de inteligência artificial (IA) e a eclosão do desastre climático no Rio Grande do Sul – quando o grupo conversa sobre a desconexão entre vida, tecnologia e natureza.

Conceito-Manifesto sobre O Futuro

“Vivemos tempos loucos. Estamos perdendo a humanidade, mas curiosamente, valorizamos a tecnologia que tenta nos imitar. Trocamos o real pelo pseudorreal, enquanto nos distanciamos de nós mesmos, do que somos e do planeta.

É uma época paradoxal, em que coincidem a evolução da Inteligência Artificial (IA), o descuido com o natural e a eclosão de desastres climáticos cada vez mais frequentes em nível global.

A banda Doidivanas, preocupada com o futuro, acredita que homem, máquina e natureza precisam se harmonizar. Assim, o grupo resolveu experimentar a tecnologia em uma reflexão artística para este momento sombrio”.


Processo criativo do videoclipe

Para a faixa “O Futuro”, de seu álbum “Próximos Distantes”, o grupo utilizou uma ferramenta generativa de inteligência artificial para criar o videoclipe.

O publicitário Daniel “Cuca” Moreira, também baixista e compositor da Doidivanas, explica o processo de criação do audiovisual: “A partir de uma foto real da banda em sua gênese, em 1995, a plataforma desenvolve um pequeno vídeo, que seria, na visão dela, uma continuidade àquela imagem congelada. A partir do último quadro desse resultado, o processo foi retroalimentado. E, assim por diante, com poucos ‘inputs’ humanos, foi gerada a insanidade que se pode ver. Da forma mais caótica possível, a criação humana acabou se tornando um monstro incontrolável, em uma analogia a diversas histórias, reais ou não, com as quais já nos deparamos na existência da humanidade, quando o criador perde o controle sobre sua criatura”.

Um vídeo de making of sobre este processo, com Cuca esmiuçando e explicando o trabalho, também será lançado e disponibilizado online no dia 10/06, segunda-feira, 21h, no canal da banda Doidivanas no YouTube.

SERVIÇO:

Quinta-feira (06/06) – 21h
Lançamento do videoclipe “O Futuro” – Banda Doidivanas
Link: https://www.youtube.com/watch?v=bbCL6HUXsr4

Segunda-feira (10/06) – 21h
Lançamento do making of videoclipe “O Futuro” – Banda Doidivanas
Link: https://www.youtube.com/watch?v=SQDYy3Ioi4U

Canal da banda Doidivanas no YouTube: https://tinyurl.com/doidivanas-youtube

Leia notícia completa no site da Imagina Conteúdo Criativo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*