Teatro e Sustentabilidade: Espetáculo Ilha estreia em Porto Alegre


Fotos: Adriana Marchiori

Montagem vai criar uma ilha de lixo que irá flutuar pelas águas poluídas de Porto Alegre com duas apresentações neste mês de março.

Fotos: Adriana Marchiori
Fotos: Adriana Marchiori

Ilha é o primeiro espetáculo do projeto Ecopoética: Arte e Sustentabilidade em Intervenções
Urbanas. Financiada pelo Fumproarte e com direção de Rossendo Rodrigues, que comemora o resultado de quatro anos de investigação cênica em intervenções realizadas ao ar livre na Capital gaúcha.

O projeto vem construindo uma trajetória. Fizemos outras performances, mas esse é o primeiro espetáculo. Tudo que já fizemos é pesquisa para composição de espetáculos teatrais e performáticos no ambiente urbano – explica o encenador.

A pesquisa para composição de Ilha começou no ano passado e os ensaios se estenderam pelos últimos três meses. Em cena, quatro atrizes terão como palco um amontoado de lixo flutuante erguido sobre uma estrutura de vinte metros quadrados composta por ferro,
madeira e tonéis plásticos reutilizados. Só para a composição dos figurinos foram utilizadas mais de três mil sacolas plásticas.

Fotos: Adriana Marchiori
Fotos: Adriana Marchiori

Serão dois locais de apresentações e o cenário natural tornará cada sessão única. A estreia será na Ilha da Pintada e, no domingo seguinte, Ilha segue para o arroio Dilúvio na confluência com o Guaíba. Por questões de segurança, essa ilha cênica ficará atada e ancorada. A produção terá o suporte de um barco, que acompanhará as apresentações. O espetáculo recebeu autorização da Marinha para ser encenado em Porto Alegre.

Ilha – Espetáculo do Projeto Ecopoética
Arte e Sustentabilidade em Intervenções Urbanas
19/03, domingo, às 16h30min, na Ilha da Pintada – em frente à Colônia de Pescadores Z5, ao lado da Praça Salomão Pires, em Porto Alegre;
6/03, domingo, às 16h30min – Arroio Dilúvio, em frente ao Parque Marinha do Brasil, próximo ao anfiteatro Pôr-do-Sol, também na Capital.
Em caso de chuva, a apresentação será cancelada e transferida para o dia 02/04,
domingo, às 16h30min, no Arroio Dilúvio na confluência com o Guaíba.
Classificação: Livre
Duração: 120min
Quanto: Gratuito

Sinopse
Um aglomerado de lixo flutua sobre as águas contaminadas por restos da cidade. Espaço habitado por mães, filhas, irmãs, amigas, guardiãs, guerreiras, artistas, pensadoras, geradoras de vida e de força – as mulheres. Um território das que purgam o sofrimento do que foi rapidamente jogado fora, aquelas que transformam o lixo em seu quinhão sagrado.
Uma singela e respeitosa homenagem à força e resiliência femininas. Quando olhamos a Ilha, ela olha de volta.

O Projeto
Ecopoética: Arte e Sustentabilidade em Intervenções Urbanas
Desenvolvido pelos artistas Marina Mendo e Rossendo Rodrigues, o projeto constitui uma plataforma de pesquisa e busca por poéticas de sustentabilidade no ambiente urbano, articulando conexões entre ecologia, sustentabilidade e artes cênicas.

Tudo começou em 2013. A primeira etapa do projeto produziu a intervenção Ecopoética
– A Possibilidade da Arte sobre as Águas de Porto Alegre, que recebeu o Prêmio de Pesquisa Décio Freitas (Fumproarte – Porto Alegre). Na primeira intervenção, o casal de artistas
ficou pendurado em uma rede sob uma ponte do arroio Dilúvio durante sete horas. De lá pra cá, foram apresentadas quatro performances urbanas realizadas em distintos locais de Capital, consolidando a aceitação do público.

Em 2016, o projeto venceu o Prêmio Boas Ideias de Sustentabilidade, promovido pela Virada Sustentável POA e pelo Instituto Gaia. Também no ano passado, Ecopoética foi contemplado com o financiamento do Fumproarte para a realização da sua segunda etapa – Ecopoética: ILHA, que também contemplou a realização de atividades formativas através da oficina Performance e Sustentabilidade em Intervenções Urbanas.
As ações e pesquisas desenvolvidas serão registradas em documentário em curta-metragem com estreia prevista para o fim do segundo semestre.

Fotos: Adriana Marchiori
Fotos: Adriana Marchiori

Ilha – Espetáculo do Projeto Ecopoética
FICHA TÉCNICA
CRIAÇÃO E PERFORMANCE: Louise Pierosan, Luciane Panisson, Margarida Rache e Marina Mendo.
CONCEPÇÃO E DIREÇÃO GERAL: Rossendo Rodrigues
PROVOCAÇÕES SONORAS E
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO: Marina Mendo
CRIAÇÃO DE FIGURINOS E CONSULTORIA ESTÉTICA: Margarida Rache
CRIAÇÃO CENOGRÁFICA E CENOTÉCNICA: Rodrigo Shalako
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Liége Biasotto – CUCO Produções
DESIGN GRÁFICO E ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO: André Varela
PREPARAÇÃO INTEGRAL EM BAMBU: Joana Kirst
VIVÊNCIA EM DANÇAS CIRCULARES: Patrícia Preiss
VÍDEOS: UTZ Filmes
FINANCIAMENTO: Fumproarte
REALIZAÇÃO: Pulperia Cultural

Fonte: Léo Sant´Anna – Assessor de Imprensa

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*