Sete Imagens: “Videoarte”


Maresia

A última edição do projeto Sete Imagens será com a videoarte das artistas Martha Gofre e Kelly Xavier, com as produções: Maresia, Blow in, Crepúsculo e Duplo.

Maresia
Maresia

Martha Gofre é mestre em poéticas visuais pela UFRGS de Porto Alegre, tendo realizado diversas exposições individuais e coletivas, dentre elas, a Bienal de Artes do Mercosul e Salão do Jovem Artista.

Os curtas produzidos por Martha Gofre exploram a percepção do espaço e do cotidiano. Maresia é um vídeo que mostra a praia, como linha de horizonte, dialogando com suas relações de velocidade e distâncias. Sua produção parte das inquietações situadas dentro do percurso poético da artista, existe uma trança, a justaposição e a sobreposição que se promove.

Blown In é um vídeo que está vinculado as experimentações da artista em relação as suas idéias

Blow in
Blow in

quanto a produção de objetos e instalações repensadas para a linguagem do vídeo. No vídeo existe um ordenamento das imagens em relações de tensão, com um enquadramento que pontua algumas situações cotidianas de modo cada vez mais aproximadas, tornando-se, por vezes, incomodas.

Kelly Xavier é mestre em artes plásticas pela Escola de Comunicações e Artes, USP, São Paulo. Kelly tem como objeto de trabalho o corpo como objeto de arte, prestando-se a todas as fantasias, buscando associa-lo com os seus estratos materiais, sua realidade física, carnal e orgânica. Neste contexto, a artista trabalha em Crepúsculo e Duplo a problematização das relações entre imagem e realidade, o corpo e sua representação.

Crepúsculo é o cruzamento entre o corpo de uma jovem mulher e o que pode fazer referência a ele. A personagem em passos firmes destaca-se no atravessamento de um espaço externo, cruzado algumas vezes por um espaço interno, o abatedouro.

Duplo é o intenso e interminável processo de desdobramento do sujeito no objeto exterior. No deslocamento por um corredor, uma jovem mulher junta-se a fragmentos de um corpo animal morto, como dois corpos, que em transposição tornam-se cúmplices. A personagem apresenta uma relação de confronto, em que o corpo avança num processo de atração, de busca e (re)adaptação.

**Videoarte
A videoarte é uma forma de expressão artística que utiliza a tecnologia do vídeo em artes visuais. Desde os anos 1960, a videoarte está associada a correntes de vanguarda. Alguns dos principais representantes deste tipo de arte são Nam June Paik, Bill Viola, e, no Brasil, Eder Santos, Paulo Bruscky entre diversos outros.

O quê: Última Edição do Sete Imagens: “Videoarte: Maresia, Blow in, Crepúsculo e Duplo”
Quando: dia 10 de dezembro, às 18:30h.
Onde:
Theatro Sete de Abril
Entrada Franca

Informações concedidas por Fábio Marques – Theatro Sete de abril

Isis Araújo
Cult Produções