Paralimpíadas Rio 2016: Espetáculo teatral “Mulheres no Pódio” estreia no Centro Cultural Parque das Ruínas


Foto: Paulinho Sacramento

Centro Cultural Parque das Ruínas apresenta durante as Paralimpíadas o espetáculo teatral “Mulheres no Pódio”, com depoimentos de atletas e ex-atletas olímpicas e paralímpicas, registrados durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Com estreia no dia 10 de setembro, montagem da Companhia Contemporânea Mulher de Palavra, é protagonizado pelas atrizes Shirley Cruz, Luciana Pacheco e Raquel Polistchuck.

Foto: Paulinho Sacramento
Foto: Paulinho Sacramento

Em meio à mobilização das mulheres para ter o seu espaço cada vez maior na sociedade, estreia no dia 10 de setembro, no Centro Cultural Parque das Ruínas, em Santa Teresa (Rio de Janeiro) o espetáculo “Mulheres no Pódio”. A montagem, que faz parte do calendário oficial do Comitê Olímpico dentro das atividades culturais das Olimpíadas e Paralimpíadas 2016, cumpre curta temporada com apresentações aos sábados e domingos, sempre às 16 horas, a partir de recursos do edital de Fomento Olímpico, da Secretaria Municipal de Cultura. Com texto da atriz e produtora Shirley Cruz, que também atua e assina a direção ao lado do cineasta Paulinho Sacramento, “Mulheres no Pódio” ainda conta com as atrizes Luciana Pacheco e Raquel Polistchuck e tem supervisão da pedagoga e militante feminista Schuma Schumaher.

A direção do cineasta Paulinho Sacramento, que também assinou a direção do mapeamento de vídeo do Boulevard Olímpico da Rio 2016, traz para a montagem interatividade, aliando arte e tecnologia, através da utilização video mapping, e uma vasta experiência de Sacramento como diretor e idealizador do Rio Mapping Festival, o maior festival da técnica na América Latina. Durante o espetáculo, serão exibidos projeções e depoimentos de atletas e ex-atletas brasileiras, registrados durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, como das ex-jogadoras de vôlei Isabel Salgado e Lica Oliveira e da paratleta do arremesso de peso Rosinha Santos.

Foto: Paulinho Sacramento
Foto: Paulinho Sacramento

“Mulheres no Pódio”, uma homenagem às atletas brasileiras, contará a trajetória da mulher brasileira no esporte olímpico e paralímpico. A montagem pretende mostrar uma visão panorâmica e interativa da inserção das mulheres nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a partir de suas histórias e curiosidades, inspirada em depoimentos contemporâneos, pesquisa e imagens de arquivos, todas cedidas por Schuma e sua equipe

Memórias, histórias, sentimentos, percepções, corpo e tecnologia são alguns dos ingredientes que vão ajudar a contar a trajetória da mulher no esporte, contribuindo para a desnaturalização dos estereótipos de gênero, raça, deficiência e orientação sexual, além de construir um legado social dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no país.

O espetáculo conta com a supervisão de Schuma Schumaher, uma das personagens mais respeitadas no âmbito institucional ligado a discussão de gênero e direitos da mulher, que afirma: “O projeto tem como premissa a valorização e a visibilidade das mulheres nos esportes olímpicos e paralímpicos, através do teatro. Retratará no palco a vida e a história de diversas atletas brasileiras. Para nós, homenagear essas guerreiras é uma forma de construir um país sem estereótipos de gênero, raça, deficiência e orientação sexual. É apostar na igualdade no Esporte!”.

Sinopse
Mali é uma cineasta apaixonada por esportes. Sua mãe teve a carreira no atletismo interrompida pelo seu avô, em uma época em que lugar de mulher era na cozinha. Até o dia do vestibular, Mali ainda tinha dúvidas se cinema era mesmo seu caminho. Mas um convite inesperado une as duas paixões da jovem. O espetáculo faz uma homenagem à inserção das mulheres nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, com depoimentos de atletas e imagens de arquivos.

A montagem teatral inédita, “Mulheres no Pódio”, é fruto do prêmio de edital de Fomento Olímpico, da Secretaria Municipal de Cultura, como parte do calendário oficial das Olimpíadas 2016.

Espetáculo “Mulheres no Pódio”
Local: Centro Cultural Parque das Ruínas
Temporada: 10 a 25 de setembro | sábado e domingo
Horário: 16h
Preços: R$ 30,00 (inteira) – R$ 15,00 (meia)
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 Santa Teresa, Rio de Janeiro, RJ.
Telefone: (21) 2215-0621 | (21) 2224-3922
Classificação etária: Livre
Duração do Espetáculo: 60 min
Direção: Shirley Cruz e Paulinho Sacramento
Texto: Shirley Cruz
Supervisão: Schuma Schumaher
Elenco: Luciana Pacheco, Raquel Polistchuck e Shirley Cruz
Lotação do Teatro: 60 lugares
Horário da bilheteria: 15h
Patrocínio: Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro
Site: www.mulherdepalavra.com.br

Sobre Shirley Cruz
Com 17 anos de carreira, Shirley Cruz estreou como atriz no filme “Cidade de Deus” de Fernando Meireles. Com a série do canal a cabo HBO, “Filhos do Carnaval” (2006-2009), produzida pela O2 Filmes, do premiado diretor Cao Hamburger, foi pré-selecionada ao Emmy Awards. Entre os trabalhos na TV, também destacam-se as séries “Gentalha” (2014, Canal Brasil), “Família Imperial” (2013, Canal Futura), “Afinal, o que querem as mulheres”? (2010, Rede Globo), dirigida por de Luiz Fernando Carvalho. No primeiro semestre de 2016 gravou as séries do Canal Brasil “Stella Models” (sem previsão de estreia), que tem direção de Samir Abujamra, e “Lapa 24horas”, que tem direção de Paulinho Sacramento, com previsão de estreia para 2017.

No teatro, participou do projeto “Negro Olhar” (2012), ao lado de Milton Gonçalves e Ruth de Souza. Shirley também participou de videoclipes de artistas renomados, onde podemos destacar os cantores Vanessa da Mata (“Segue o Som”) e Seu Jorge e Gabriel Moura (“Miss Favela”).

No cinema, atuou em mais de 30 filmes. Em 2016, Shirley Cruz finalizou as filmagens da cinebiografia do cantor e compositor Marcelo D2, “Anjos da Lapa”, que tem direção de João Araújo. No filme previsto para 2017 é Marli, é madrasta do cantor, esposa do pai do artista, interpretado por Stepan Nercessian. Também rodou “O Rastro” (direção: J.C. Feyer), onde interpreta uma médica, ao lado dos atores Claudia Abreu e Rafael Raposo e tem previsão de estreia para 2017. Além disso, é personagem do documentário “Sweet Rotten Potatos”, em fase de produção.

Idealizadora da Companhia Contemporânea Mulher de Palavra, Shirley atua como produtora executiva, atriz e autora. Durante as Paralimpíadas do rio de Janeiro (2016) estreia o espetáculo “Mulheres no Pódio”, que conta a trajetória da mulher brasileira no esporte olímpico e tem produção através de recursos do prêmio de fomento olímpico, edital da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. É sócia e diretora da Preta Produções, empresa extremamente atuante no mercado cultural, à frente de projetos audiovisuais, de teatro e música.

Como jornalista, fez parte da equipe de Jornalismo do SBT, na função de repórter, sob a coordenação de Ana Paula Padrão.

Sobre Paulinho Sacramento
O carioca Paulinho Sacramento tem 41 anos, é cineasta, artista visual e gestor público de cultura (UERJ). Diretor e idealizador do Rio Mapping Festival, maior festival de video mapping da América Latina, foi coordenador da área de audiovisual do Circo Voador. Entre os trabalhos no mercado audiovisual, destaca-se o curta “Le Pain” (2015), que foi filmado em Bassoues, na França. Sacramento assina a direção da série “Lapa 24 horas”, com Babu Santana, Flávio Bauraqui, João Velho, Shirley Cruz e grande elenco, produção prevista para 2017.

No teatro, esteve na direção geral do espetáculo denominado “Penso Vozes”, com Bernardo Mendes, Babu Santana e Ana Chagas, que encerrou sua primeira temporada no Parque das Ruínas, em junho de 2016. O espetáculo tem como estética a linguagem do video mapping como personagem principal do texto.

Como artista visual, assina grandes intervenções de video mapping para o Natal do Shopping Nova América e Rio Design Barra, o I Festival de Cinema de Petrópolis. Ainda em fase de concepção, desenvolve a intervenção na fachada do Museu Nacional na Quinta da Boa Vista, que em 2018 comemora seus 200 anos. No Boulevard Olímpico da Rio 2016 realiza projeções no emblemático prédio da Radio Nacional.

Sobre Luciana Pacheco
Pelas mãos de Camila Amado, Luciana Pacheco iniciou sua carreira.

É graduada em Comunicação Social e pós-graduada em Cinema Documentário pela FGV. Na sua formação, também destacam-se o curso de roteiro com Doc Comparato e Moisés Farias, oficina de cinema com Walter Lima Junior, oficina de teatro com Ancelmo Vasconcelos e com o grupo francês D’Soleil.

Entre seus trabalhos dastacam-se as produções da Rede Globo, como as novelas “Império” (2014), “Cobras e Lagartos” (2006), “Malhação” e “Duas Caras” (2007); séries – “Afinal, o que querem as Mulheres”? (2010 – Dir. Luiz Fernando Carvalho), “Tapas e Beijos” (Dir. Maurício Farias), “Macho Man” (2011 – Dir. Jorge Fernando) e “Faça Sua História” (2008 – Dir. Núcleo Roberto Talma). No teatro, esteve nas montagens “Pulando a Cerca” (2013), com direção de Benvindo Siqueira e “Palavra de Mulher” (2015), da Companhia Contemporânea Mulher de Palavra.

A atriz é sócia da Pacheco Monteiro Comunicações, empresa especializada na captação de recursos para projetos culturais, sociais e esportivos e estreia em 2016 sua primeira produção em Festivais de cinema, O Festcine Imperial de Petrópolis, que acontece entre os dias 1 e 4 de setembro de 2016.

Sobre Raquel Polistchuck
Atriz e bailarina, destacam-se na formação de Raquel Polistchuck os sete anos no Centro de Arte Nós da Dança, escola de dança moderna e jazz. Integrou o Grupo de teatro Nós do Morro (2013) e também foi bailarina do grupo Xstyle dance Company, considerado o melhor grupo de danças urbanas do Rio de janeiro (2012). Foi aluna da atriz Camila Amado e do instituto Michael Chekhov Brasil.

Como bailarina, destacam-se os seguintes trabalhos: clipe Show das Poderosas, da cantora Anitta (2013); show Criança Esperança (Rede Globo, 2008); “Artista completão”, quadro do programa Domingão do Faustão (Rede Globo, 2014); “Lata velha” quadro do Caldeirão do Huck (Rede Globo, 2014); programa “Não ta fácil pra ninguém” (canal a cabo Multishow, 2014); coreografou o Flash Mob do Rio Parada Funk (2014); bailarina em ala coreografada das escolas de samba Estação Primeira de Mangueira e Viradouro (2009) e coreógrafa e preparadora corporal da peça “Era uma vez Tempestade” (2016) do Grupo Nós do Morro, na qual faz parte do elenco. Paralelamente ao espetáculo “Mulheres no Pódio”, em setembro Raquel estará em cartaz com o Grupo Nós do Morro, na montagem “Noites do Vidigal”.

Sobre Schuma Schumaher
Maria Aparecida Schumaher, conhecida como Schuma, é uma pedagoga e militante feminista brasileira.

Formada em Pedagogia pela Faculdade de Ciência e Letras Professor José Augusto Vieira Machado, Schuma Schumaher organizou o “Dicionário Mulheres do Brasil” (2000), que reúne 270 ilustrações e 900 verbetes sobre mulheres de diversas áreas que contribuíram para a transformação social do Brasil em quinhentos anos de história. O livro faz parte da série de trabalhos pertencentes ao projeto “Mulher 500 Anos Atrás dos Panos”, desenvolvido pela Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), do qual Schuma é coordenadora-executiva.

Também coordenou a campanha “Quem ama abraça – Fazendo escola”. Foi ainda dirigente da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB).

Recebeu em 2005 o Diploma Bertha Lutz.

Sobre a Companhia Contemporânea Mulher de Palavra
A Companhia Contemporânea Mulher de Palavra tem a proposta de, a partir da observação do universo feminino, levar as questões da mulher para o palco. Com o objetivo principal de oferecer a arte como ferramenta de reflexão sobre o papel da mulher na vida e na sociedade. O maior desejo é valorizar, provocar pensamentos e ações positivas, que fortaleçam cada vez mais a trajetória e conquistas femininas.

Ficha Técnica
Direção: Shirley Cruz e Paulinho Sacramento
Texto e Produção Executiva: Shirley Cruz
Supervisão: Schuma Schumaher
Elenco: Luciana Pacheco, Raquel Polistchuck e Shirley Cruz
Cenografia / Video Mapping: Paulinho Sacramento
Diretora de Produção: Debora Paganni
Assistente de Produção: Pablo Alves
Pesquisa: Schuma Schumaher e Liliane Brum
Assistente de pesquisa: Livia Monteir e Rita Ribeiro
Direção de movimento e coreografia: Raquel Polistchuck
Arte: Sonho de Papel
Assessoria de Imprensa: Silvana Cardoso | Juliana Feltz | Passarim Comunicação & Mkt
Agência de propaganda: Milenove
Realização: Companhia Contemporânea Mulher de Palavra

Fonte: Silvana Cardoso – Passarim Comunicação & Marketing

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*