O Mercado de Notícias estreia na programação do 19º Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade


Foto: Fabio Rebelo

Documentário com roteiro e direção de Jorge Furtado é um dos selecionados da Mostra Competitiva e tem sessões nos dias 09 e 10 de abril em São Paulo e 10 no Rio de Janeiro.

O documentário “O Mercado de Notícias”, produção da Casa de Cinema de Porto Alegre com direção de Jorge Furtado é um dos selecionados da Mostra Competitiva do 19º Festival Internacional de Documentários É TUDO VERDADE, que acontece entre 03 e 13 de abril em São Paulo.

Foto: Fabio Rebelo

O projeto tem roteiro e direção do cineasta e mescla entrevistas de grandes jornalistas brasileiros (confira a lista abaixo), trechos de documentários sobre a história do jornalismo e trechos da peça “O Mercado de Notícias”, do dramaturgo inglês Ben Jonson, escrita em 1625. O texto de Jonson foi traduzido pela primeira vez para o português por Furtado e Liziane Kugland. O elenco que reúne grandes nomes do teatro gaúcho, como Antonio Carlos Falcão, Evandro Soldatelli, Mirna Spritzer, Irene Brietzke, Janaína Kremer, Nelson Diniz, Zé Adão Barbosa, Eduardo Cardoso, Ismael Caneppele, Marcos Contreras, Sérgio Lulkin, Thiago Prade e Ursula Collischonn.

A parte ficcional do documentário traz referências elizabetanas nos figurinos de Rô Cortinhas e na caracterização de Britney. A Direção de Arte é de Fiapo Barth, Direção de Fotografia de Alex Sernambi e Jacob Solitrenick, Produção Executiva de Nora Goulart e Montagem de Giba Assis Brasil. “O Mercado de Notícias” foi selecionado no Edital de Apoio à Produção de Obras Audiovisuais Cinematográficas do Gênero Documental do Ministério da Cultura.

A exibição no dia 09 de abril no Cine Livraria Cultura, apresentada pelo diretor do festival, Amir Labaki, marca a estreia do projeto. “O Mercado de Notícias” têm sessões no dia 10, em São Paulo e também no Rio de Janeiro, no Espaço Itaú de Cinema Botafogo. Todas as sessões tem entrada franca.

O Mercado de Notícias no 19º Festival Internacional de Documentários É TUDO VERDADE

São Paulo

09/04, qua, 21h no Cine Livraria Cultura – Sessão apresentada pelo diretor do festival Amir Labaki
10/04, qui, 15h no Cine Livraria Cultura

Rio de Janeiro
10/04, qui, 19h no Espaço Itau de Cinema Botafogo
10/04, qui, 21h no Espaço Itau de Cinema Botafogo

Saiba mais:
* Os jornalistas entrevistados:
Bob Fernandes
Cristiana Lôbo
Fernando Rodrigues
Geneton Moraes Neto
Janio de Freitas
José Roberto de Toledo
Leandro Fortes
Luis Nassif
Mauricio Dias
Mino Carta
Paulo Moreira Leite
Raimundo Pereira
Renata Lo Prete

Ben Jonson (Westminster, 11 de Junho de 1572 — Londres, 6 de Agosto de 1637) foi um dos grandes dramaturgos da Renascença inglesa, contemporâneo de Shakespeare. Entre suas peças mais conhecidas estão Volpone e O Alquimista. Embora sem curso universitário, Ben Jonson se tornou um dos homens de maior cultura de seu tempo, chegando a merecer títulos honorários das Universidades de Oxford e Cambridge. Dotado de uma genialidade multiforme, sua obra conta não apenas com peças teatrais, mas com a poesia lírica, o epigrama, a crônica, o gênero epistolar, as traduções e até a gramática. Foi também mestre na produção de mascaradas, entretenimentos festivos que utilizavam a música, a dança e o canto em cuidadosa coreografia. Falava grego, latim, espanhol, italiano, além de inglês e francês. Além disso, teve uma vida totalmente aventuresca: foi pedreiro, soldado, professor e ator. Ben Jonson faleceu em agosto de 1637 e está enterrado na Abadia de Westminster, em Londres.

Obras de Ben Jonson (no Projeto Gutenberg):
·The Alchemist (English)
·Cynthia’s Revels; Or, The Fountain of Self-Love (English)
·Discoveries Made Upon Men and Matter and Some Poems (English)
·Epicoene; Or, The Silent Woman (English)
·Every Man in His Humor (English)
·Every Man in His Humour (English)
·Every Man out of His Humour (English)
·The Poetaster (English)
·Sejanus: His Fall (English)
·Volpone; Or, The Fox (English)

Nota do diretor
O roteiro do documentário “O Mercado de Notícias” tem como linha condutora a peça homônima do dramaturgo inglês Ben Jonson (1572- 1637), “The staple of news”. A peça de Jonson foi encenada pela primeira vez em 1626, em Londres, e esta é sua primeira tradução para a língua portuguesa, feita por mim e pela professora Liziane Kugland. A peça é uma crítica bem humorada a uma atividade recentemente criada, uma novidade em Londres: o jornalismo.

O Mercado de Notícias, o filme, traça um painel sobre mídia e democracia, incluindo uma breve história da imprensa, desde o seu surgimento, no século 17, até hoje, destacando seu papel na construção da opinião pública, seus interesses políticos e econômicos.

O documentário enfatiza dois aspectos destacados na peça de Ben Jonson: o primeiro o debate sobre a credibilidade da notícia, que inevitavelmente contraria e favorece interesses; o segundo é a necessidade constante e crescente de informações, a demanda por notícias que acaba por se tornar entretenimento.

Além dos trechos da peça e de pequenos documentários sobre a história do jornalismo, o filme traz entrevistas com treze grandes jornalistas brasileiros. Estas entrevistas, onde os profissionais compartilham suas experiências e percepções acerca da profissão – presente, passado e futuro – estão também disponíveis no site do filme, em versões ampliadas.

Acredito que um documentário, para ser durável – e ele deve ser, mais que uma notícia -, tem que ser útil, no sentido de iluminar um tema, uma atividade, uma época. Deve servir de elemento deflagrador de debates, instigar novas pesquisas, despertar nos espectadores aquilo que o Umberto Eco chama de “espírito de decifração”.

“O Mercado de Notícias” debate critérios jornalísticos, e este é o seu sentido e o sentido da peça de Jonson. É também uma defesa da atividade jornalística, do bom jornalismo, sem o qual não há democracia.

Jorge Furtado – Diretor e Roteirista

O MERCADO DE NOTÍCIAS (HD, 94 min, 2013)
Roteiro e Direção – JORGE FURTADO
Produção Executiva – NORA GOULART
Montagem – GIBA ASSIS BRASIL
Direção de Fotografia – ALEX SERNAMBI /JACOB SOLITRENICK
Direção de arte – FIAPO BARTH
Figurinos – ROSÂNGELA CORTINHAS
Som Direto – RAFAEL RODRIGUES
Música – LEO HENKIN
Pesquisa – BIBIANA OSÓRIO
Direção de Produção – NICKY KLÖPSCH
Assistente de Direção – JANAÍNA FISCHER
Coordenação de Finalização – BEL MEREL
Estúdio de som – KIKO FERRAZ STUDIOS
Animações – ROCKET
Finalização – CUBO FILMES
Masterização DCP – MISTIKA
Site – DOBRO COMUNICAÇÃO
Filmado em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília entre dezembro de 2012 e junho de 2013.

http://www.omercadodenoticias.com.br/

Trailer – https://www.youtube.com/watch?v=yQ0C7z4kfz8

Fonte: Bruna Paulin