Festival de cinema infantojuvenil estreia em Porto Alegre


Primeira Janela acontece de 23 a 28 de setembro, na Casa de Cultura Mário Quintana.

A Casa de Cultura Mário Quintana recebe a primeira edição do Primeira Janela – Festival de Cinema Infantojuvenil de Porto Alegre, que ocorre de 23 a 28 de setembro. A programação apresenta 44 curtas-metragens e 8 longas, todos voltados a crianças e adolescentes. A relação entre cinema e literatura é o tema principal desta primeira edição. Além dos filmes, estão previstas oficinas e mesas de debate. Todas as sessões e atividades são gratuitas.

A abertura do festival fica por conta do longa-metragem “O Menino no Espelho”, com a presença do diretor mineiro Guilherme Fiúza. Esta será a estreia do filme no Estado. Os longas selecionados estão em destaque no atual cenário da cinematografia brasileira, como “Hoje eu Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro, “Tainá – A origem”, de Rosane Svartman, e “Uma História de Amor e Fúria”, de Marcos Bernstein.

As mostras competitivas de curtas-metragens são compostas por filmes nacionais e internacionais de diversos gêneros e formatos, e agregam filmes acessíveis para deficientes auditivos e visuais. Outro ponto alto da programação são as mostras de grandes festivais latinos americanos, como o Festival Internacional de Cinema de Direitos Humanos da Bolívia, o Festival Internacional de Cinema de Dosquebradas (Colômbia) e o Festival Internacional de Cinema Ambiental de Buenos Aires.

Entre as oficinas, as atrações são “Criando Histórias”, onde os participantes são desafiados a criar um personagem e definir seus objetivos e conflitos, e “Maquiagem para Filmes de Terror e Zumbiwalks”, que culmina com a gravação de uma cena de terror pelos alunos. Para as mesas de debate, estão definidos os temas “Cinema e Mercado” e “Educação”.

O Primeira Janela é uma realização da Primeiro Corte Produções e da Très Jolie Filmes. Visa contribuir para o acesso democrático às obras produzidas nas diversas regiões do Brasil e do mundo, além de fortalecer, inovar e incentivar o diálogo e a interação entre estudantes, educadores, artistas, produtores, realizadores, distribuidores e críticos de cinema e televisão.

Mais informações no site www.primeirajanela.com.br.