Exposição do artista Britto Velho segue em cartaz na La Photo em Porto Alegre


A La Photo Galeria está apresentando uma exposição de 29 pinturas inéditas do artista plástico Carlos Carrion de Britto Velho. Esta é a primeira mostra individual de pinturas de Britto Velho  realizada na capital gaúcha em mais de quatro anos. Um dos objetivos, além de mostrar a mais recente produção do artista, é oferecer ao público a possibilidade de apreciar a obra do autor, sempre tão rica, que combina talento, pesquisa e competência técnica.

Um dos mais reconhecidos pintores brasileiros contemporâneos, Britto Velho costuma ter a sua obra associada à pop art e ao surrealismo. A professora, crítica de arte e curadora Angélica de Moraes se referiu à obra do artista como uma articulação entre a tradição da pintura e um delírio pós-pop, dotada de um imaginário singular e um caráter inovador.

Também desenhista e gravador, além de pintor, Carlos Carrion de Britto Velho se vale dos mais diversos suportes e matrizes técnicas para criar suas obras. Trabalha com diferentes tipos de papéis e instrumentos, de papel cartonado e couchê a folhas de agendas antigas, de nanquim a caneta esferográfica. A partir de materiais tão distintos é que Britto Velho cria seu universo colorido, vigoroso e mirabolante.

Artista autodidata, Britto Velho nasceu em Porto Alegre e viveu em cidades como Buenos Aires, Paris e São Paulo, antes de se radicar na capital gaúcha há cerca de 15 anos. Começou a desenhar ainda criança, incentivado pela família apreciadora de arte. Na adolescência vivida em Buenos Aires, freqüentava galerias e museus com curiosidade não apenas de apreciador, mas de alguém que buscava investigar as técnicas de produção dos grandes artistas para tentar depois reproduzi-las. Assim Britto Velho chegou ao seu método próprio e passou a produzir obras absolutamente autorais.

A exposição ganhou um catálogo com texto de apresentação escrito pela professora do Instituto de Artes da UFRGS e crítica de arte Paula Ramos, também curadora da exposição e expografia da exposição é de Liane Rump Arquitetura. O projeto é financiado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, e tem patrocínio master da Concessionária Savar Saravauto e patrocínio da Sulgás. A produção é da Galeria La Photo em parceria com a Bis Cultura e Comunicação e a Nômade Agência de Comunicação e Eventos. A captação do projeto foi realizada pela Jac Sanchotene Marketing Cultural.

SERVIÇO
Exposição Britto Velho
Visitação: até 08 de agosto, de terça a sexta, das 11h às 19h, e sábados, das 11h às 15h.
La Photo Galeria – Travessa da Paz, 44 – Porto Alegre
Mais informações pelo telefone (51) 3221-6730

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*