Curso irá fomentar a arte da dança em Porto Alegre


Destinado a bailarinas e bailarinos amadores, profissionais e estudantes, atrizes/atores e performers, o curso “Atuação para bailarin@s: Presença, Jogo, Ação” será ministrado na Casa Cultural Tony Petzhold, em Porto Alegre.

O curso objetiva o treinamento sensível do performer e o desenvolvimento da presença cênica, com jogos focados na noção do “aqui-agora” e nos conceitos do trabalho sobre si mesmo: vivência compreendida em ação, imaginação, atenção cênica e ações físicas.

17621802_1400457626643841_747255280736470540_oMinistrado pelas atrizes/bailarinas Daniela Aquino e Dani Dutra, que têm em comum o trânsito livre entre o teatro e a dança e se interessam pelo o que há “entre” essas duas grandes artes e o que as aproxima poeticamente.

Serão desenvolvidos trabalhos de percepção corporal e de consciência de si a partir de jogos de improvisação e de composição coreográfica ancorados na poética desenvolvida pelas atrizes/bailarinas em suas trajetórias profissionais e também junto à Macarenando Dance Concept.

O universo musical e dramatúrgico de Chico Buarque será utilizado como costura temática das aulas, resultando em uma mostra de processo das cenas coreográficas criadas.
Os encontros acontecerão nas terças e nas quintas, na Casa Cultural Tony Petzhold, das 21h às 23h, nos meses de maio, junho e julho.

Atuação para bailarin@s: Presença, Jogo, Ação
Quando? de 02 de maio a 27 de julho de 2017
(Terças e quintas, das 21h às 23h)
Onde? Casa Cultural Tony Petzhold – Cristóvão Colombo, 400 – Porto Alegre
Inscrições? http://bit.ly/atuacaoparabailar
Investimento? R$ 250,00/mês ou R$ 750,00 valor total
(Desconto de 15% para pagamento antecipado à vista)
Saiba mais em www.facebook.com/macarenando

Programa
50 h/aula divididas em 25 encontros de 2h cada
– Preparação global – treinamento sensível para o performer: corpo, presença, jogo, ação.
– Improvisação individual e coletiva.
– Processo de criação coreográfica.
– Criação de cenas.
– Mostra de processo.

Ministrantes

Daniela Aquino é atriz/bailarina da Macarenando Dance Concept, bacharel e mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC – UFRGS. Foi docente temporária no Curso de Dança – Licenciatura da UFpel e docente substituta no Departamento de Arte Dramática da UFRGS. Foi professora de teatro no Circo da Cultura e no Colégio Farroupilha.

Dani Dutra é atriz/bailarina da Macarenando Dance Concept, licenciada em teatro pelo Departamento de Arte Dramática da UFRGS, atriz da M.A. Cia de teatro dança e assemelhados e professora de teatro do Colégio João XXIII.

10537433_906454099413044_1099801003985906565_nUma Realização Macarenando
Macarenando Dance Concept é um empreendimento cultural que investe na dança como principal linguagem criativa para o desenvolvimento e fornecimento de produtos, projetos e serviços artísticos. O trabalho é operado em 3 plataformas: criação e produção de espetáculos; desenvolvimento e oferta de cursos; fornecimento de movimento e criatividade para diferentes setores e mercados.

Inaugurada em 2013, a Macarenando Dance Concept realiza os espetáculos “Abobrinhas Recheadas”, “100 Formas para o Amor”, “A Classe”, as intervenções urbanas 100FORMAS.LOV e ENSAIO SOBRE AUSÊNCIA E DOÇURA; e um novo espetáculo já está em fase de criação.

Creativity Lab é o braço focado na realização de pesquisas, laboratórios, cursos e treinamentos da criatividade para diferentes áreas de atuação profissional: setor artístico e cultural, mercado da moda; marketing e business, saúde e fitness, entre outros. Atualmente, são oferecidos os cursos: Dança para Atores; Oficina Permanente de Criação em Dança; Pimp my Drag; Danças Poéticas; Dança e Criatividade.

A Macarenando Dance Concept construiu forte presença no setor cultural ao abordar diferentes nichos e perspectivas para a dança como linguagem criativa. Entre os diferencias da iniciativa estão a simplicidade, o bom humor, a aproximação com diferentes públicos, o agenciamento com diferentes setores profissionais, e o desejo de mudar o mundo, mobilizar pessoas e provocar transformações.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*