Aplicativo que ajuda a encontrar a melhor rota de bicicleta em Porto Alegre é o vencedor do GUDay 2014


A Equipe uMovers desenvolveu o “Vou de Bike Poa”, que utiliza dados públicos da Prefeitura de Porto Alegre indicando o melhor caminho de bicicleta.

Descobrir onde é o ponto de locação de bicicletas mais próximo e qual o melhor trajeto para ir de um ponto a outro em Porto Alegre, bem como para entregar a bicicleta alugada (Bike Poa). Este é o objetivo do “Vou de Bike Poa”, aplicativo desenvolvido pela equipe uMovers, que foi a vencedora do GUDay 2014, evento realizado pela SUCESU-RS, 13, 15 e 16 de agosto, que promoveu um desafio entre equipes que deveriam criar uma solução inovadora para os cidadãos de Porto Alegre, com o tema Open Data, utilizando dados públicos fornecidos pela Prefeitura de Porto Alegre.

A equipe uMovers é formada por oito programadores que tiveram apenas dois dias para criar a ideia do “Vou de Bike Poa”. “Temos o hábito de participar de desafios e achamos interessante poder utilizar dados da prefeitura para ajudar quem anda de bicicleta na capital”, afirma Guilherme Elias, programador e um dos integrantes. Segundo ele, o app será disponibilizado para Android, iOS e Windows Phone e algumas funcionalidades ainda serão finalizadas. Além de Guilherme, a equipe é composta por: Eduardo Bohrer, Emerson Schenatto, Elvirio Hans, Jorge Oleques, Mauricio Sganderla, Fabrizio Mello e Sebastian Webber.

Sobre o Vou de Bike POA (www.voudebikepoa.com.br)
Um aplicativo que permite traçar rota entre um ponto de partida e destino utilizando as bicicletas do BikePoa. O software irá me sugerir o ponto mais próximo de onde eu estiver para pegar uma Bike e o ponto mais próximo do destino para devolvê-la, além da rota entre estes pontos. Pode-se também selecionar se gostaria de utilizar a rota mais rápida ou mais segura, utilizando assim as ciclovias e talvez dados de acidentes. O app ainda poderá sugerir pontos turísticos e culturais na rota do passeio. Outra possibilidade será facilitar passeios com sua própria bicicleta, permitindo utilizar os recursos de rota segura ou rápida entre pontos de partida e destino.

O GUDay é o encontro dos 18 Grupos de Usuários da SUCESU-RS, que discutem diferentes tecnologias ao longo do ano em eventos específicos. O evento contou com patrocínio das empresas Andrade Soto, Fontoura Education e StaffRH e apoio da Target&Trust e InovaPoA.

Sobre a SUCESU-RS (www.sucesurs.org.br)
A SUCESU-RS — Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações do RS — faz parte de uma rede nacional que constitui a única entidade que cuida exclusivamente dos interesses dos usuários corporativos de TIC (Informática e Telecomunicações). Possui mais de 200 associados entre profissionais e empresas de TIC de todos os portes. Em 2013, completou 45 anos de história, sendo uma das primeiras entidades do estado e pioneira no setor de TI.

Fonte: Reverso Comunicação Integrada