Alfaiataria Itinerante abre inscrições até dia 11 de agosto


Os consultores Frederico Ruas, Tomas Fleck, Tiago Rezende, o coordenador-geral Leo Garcia e a produtora executiva Mariana Muller - Foto: Coelho Voador/Divulgação

Laboratório de criação de séries pretende capacitar 40 estudantes de roteiro em sete cidades do Rio Grande do Sul.

O projeto cultural Alfaiataria Itinerante oferece a oportunidade de desenvolver um projeto de obra televisiva seriada com consultoria e acompanhamento gratuitos. O projeto é financiado pelo Edital SEDAC Desenvolvimento da Economia da Cultura, do Governo do Estado do RS, com produção da Coelho Voador e apoio da Epifania Filmes e pretende formar talentos, além de movimentar o mercado de produções seriadas no estado. Ao todo, o laboratório de criação de séries capacitará oito grupos de cinco integrantes – sendo dois em Porto Alegre e seis nas cidades de Alegrete, Bagé, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e Santa Maria – que desenvolverão coletivamente o roteiro para uma série de ficção.

Os consultores Frederico Ruas, Tomas Fleck, Tiago Rezende, o coordenador-geral Leo Garcia e a produtora executiva Mariana Muller - Foto: Coelho Voador/Divulgação

Ao longo de quatro meses, os integrantes selecionados terão consultoria na parte criativa – durante o desenvolvimento da bíblia de série – e posteriormente assessoria de produção executiva para os projetos desenvolvidos. A Alfaiataria Itinerante pretende ir ao encontro da nova legislação da TV por Assinatura – que exige que os canais exibam três horas e trinta minutos semanalmente de conteúdo audiovisual brasileiro em suas programações – e trabalhar para formar novos talentos e movimentar o mercado gaúcho de produções seriadas.

O perfil almejado preza por criatividade, interesse por narrativas ficcionais, comprometimento e capacidade de trabalhar em grupo – não é necessária experiência prévia em roteiro de ficção.  Ao todo, serão 16 encontros semanais por grupo, a partir da segunda quinzena de agosto. Para os grupos de Porto Alegre os encontros serão presenciais e, para os grupos do interior, serão via Skype e com visita dos consultores. As inscrições podem ser confirmadas através do site http://coelhovoador.com.br/alfaiataria/ até o dia 11 de agosto. Formam a equipe de consultores os roteiristas Leo Garcia, Frederico Ruas, Tiago Rezende e Tomás Fleck.

Os Consultores
Leo Garcia é cineasta e sócio da Coelho Voador. Mestre em Roteiro (UPSA – Salamanca, Espanha), escreveu roteiros para longas, curtas e séries, tendo vencido diversos editais e premiações. É idealizador do projeto da Alfaiataria e também o diretor geral do FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, o primeiro Festival de Roteiro da América Latina.

Frederico Ruas é cineasta e sócio da Anti-Filmes. Trabalha como montador, diretor e roteirista. Este ano, lançou seu primeiro longa-metragem “TERRAQUEOS – Vestígios de uma Era Digital (2014, doc. Experimental), que roteirizou, dirigiu e montou.

Tiago Rezende é cineasta e sócio da Verte Filmes. Estudioso a respeito da complexidade narrativa das séries contemporâneas, trabalha como roteirista e produtor executivo. Seu primeiro longa-metragem como roteirista deve ser finalizado este ano: “Mar Inquieto”, que foi contemplado no Edital de Finalização FAC-RS.

Tomás Fleck é roteirista, coordenador de projetos e produtor. Foi roteirista e produtor executivo do piloto de série “Necrópoles”, produzido pela VERTE filmes. Atuou como produtor no FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre.

A Alfaiataria
O projeto Alfaiataria tem se especializado na formação de profissionais, produção e lançamento de roteiros audiovisuais para o cinema gaúcho. Além de movimentar um nicho importante do mercado audiovisual, a Alfaiataria deu um novo e importante passo em seu desenvolvimento no papel de formação de roteiristas.

Em 2010, como uma proposta-piloto, sem nenhum apoio ou financiamento, seis roteiristas se reuniram semanalmente na sede da Coelho Voador, com o intuito de cada membro desenvolver um argumento de longa-metragem original e trocarem opiniões, experiências e técnicas.

Em 2011, a Alfaiataria evoluiu com uma proposta ainda mais abrangente: a criação de duas séries com duas equipes remuneradas, ambas lideradas por Leo Garcia e o desenvolvimento de 12 argumentos de longas-metragens por parte de estudantes e roteiristas iniciantes, também com a coordenação geral de Garcia.

Fonte: Calvin Furtado