Ação Social traz cor e alegria a asilo de mendigos em Pelotas


Foto: Helena Schwonke

Iniciativa do Hello Hostel Design fez a troca da hospedagem de grafiteiros, por pintura do muro.

Foto: Helena Schwonke
Foto: Helena Schwonke

No último final de semana Pelotas recebeu grafiteiros de todo o Brasil que vieram o Spray’Sons, grande evento de graffiti que aconteceu domingo (20), na zona do porto. Parte dessa turma ficou hospedada no Hello Hostel Design e em troca da hospedagem, estes artistas foram convidados pelo hostel a colorirem o muro lateral do Asilo de Mendigos, que fica em frente ao hostel.

Para Flavio Soneca, de Brasília, essa troca foi muito gratificante. “Fico feliz em estar contribuindo para colorir a cidade, especialmente sabendo que é um asilo”, comentou.

A responsável pelos projetos de arte do hostel, Mara Nunes, comenta a iniciativa. “A nossa proposta é desenvolver cultura e arte e envolver a comunidade”.

Durante a pintura dos muros, alguns moradores do Asilo saíram para rua para acompanhar a pintura, sentaram em cadeiras e ficaram observando o trabalho dos grafiteiros. A presidente do Asilo, Beatriz Rosa Xavier, falou que não pensou duas vezes quando recebeu a proposta do hostel para pintura. “Apoiei prontamente. É uma honra para nós. Eu dou muito valor a arte, tem gente que acha que graffiti não é arte, mas e só viajar e ver como é valorizado”.

A professora do curso de Artes Visuais da UFPel, Alice Monsell, acompanhou as pinturas e falou da importância deste tipo de parceria. “É muito positiva para todos os envolvidos, artistas, hostel, asilo, inclusive vizinhos. E esta interação entre grupos sociais, faixas etárias é muito interessante, cria uma comunicação mais próxima, que não existiria sem a arte”.

Foto: Helena Schwonke
Foto: Helena Schwonke

Texto: Helena Schwonke

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*