ABC de Erico Veríssimo inspira exposiçao na BPP em Pelotas


Meu ABC, de Erico Veríssimo inaugura temporada de exposições na Bibliotheca Pública Pelotense em 2014 e estará aberta para visitação de 02 a 26 de abril.

A exposição retrata as páginas do abecedário recentemente redescoberto pela pesquisadora Cristina Maria Rosa, da Universidade Federal de Pelotas, que Veríssimo assinou com o pseudônimo de Nanquinote. A obra literária, Meu ABC, de 1936, talvez seja o livro menos conhecido do autor e compõem um conjunto de obras dedicadas à infância. Vale lembrar que o próprio Erico Veríssimo inaugurou o Setor Infanto-juvenil da BPP em 1946.

Foto: Divulgação

A obra, de acordo com Maria Cristina, estava desaparecida das bibliotecas, acervos e mesmo memória das pessoas. É um dos livros criados como parte do projeto literário e pedagógico do escritor gaúcho que, à época, dava largos passos como colaborador no que veio a se tornar a maior empresa editorial gaúcha, a Editora Globo. Ao criar a “Biblioteca de Nanquinote” nos anos 30, Erico Verissimo ofereceu aos meninos e meninas de sua época uma possibilidade de infância através da literatura. Analisando o conteúdo literário e pedagógico de Meu ABC, pode-se afirmar que representa um material que sim, poderia ter sido utilizado nas escolas para introduzir crianças no mundo da leitura. Na obra, a autora afirma a relevância do abecedário de Verissimo, defende sua consideração no universo da obra do ficcionista e na historiografia da literatura infantil gaúcha.

A obra original faz parte da exposição e será tema da conversa promovida pela autora no dia 26 de abril, às 18h, na BPP.

Sobre a autora
Cristina Maria Rosa é Doutora em Educação (UFRGS, 2004) e Pós-Doutora em Estudos Literários na Educação pela UFMG (2011). Trabalha como Professora na área da Alfabetização e da Leitura Literária na FaE/UFPel desde 1993 na Faculdade de Educação da UFPel. Lançou recentemente o livro Onde está Meu ABC de Erico Verissimo? Notas sobre um livro desaparecido.

Sobre o Espaço de Arte da Bibliotheca Pública Pelotense
O Espaço de Arte Mello da Costa, criado em 2011, tem recebido mensalmente exposições e mostras de arte de artistas pelotenses e regionais. A ideia surgiu da presidente da BPP, Lisarb Crespo da Costa, ao identificar na Casa do Livro uma longa relação com as artes visuais, destacando-se a realização da Primeira Exposição de Belas Artes realizada na Província em benefício do Asilo de Mendigos. A homenagem ao artista plástico pelotense Luis Carlos Mello da Costa foi uma forma de prestigiar o conjunto e a excelência de sua obra. Assim, a BPP organizou, para a inauguração do espaço, uma exposição com 12 telas do artista, e mantém, atualmente, uma de suas telas permanentemente exposta no local. Os interessados em apresentar seus trabalhos pelo Espaço de Arte poderão entrar em contato com a BPP pelo telefone 53 32223856 ou e-mail [email protected].