5º Prêmio Bornancini de Design está com inscrições abertas até 30 de setembro


Vencedor 4° Premio Bornancini - Acervo apdesign

A Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul – apDesign, recebe propostas de universitários e profissionais de todo Brasil pelo endereço www.premiobornancini.com.br.

Porto Alegre, 10 de setembro de 2014 – Estão abertas as inscrições para o 5º Prêmio Bornancini de Design, uma iniciativa da Associação dos Profissionais de Design do Rio Grande do Sul – apDesign, que visa destacar, no âmbito acadêmico e profissional, a excelência do design brasileiro. Realizado a cada dois anos desde 2006, a iniciativa destaca o melhor da produção do design em onze categorias, em homenagem a José Carlos Mário Bornancini, referência no design nacional.

Em 2014, a novidade é a transformação do evento em um projeto de âmbito nacional, com inscrições abertas aos estudantes e profissionais de todo o país. O Prêmio Bornancini de Design caracteriza-se, ainda, pela proposta de destacar projetos dentro do amplo espectro das várias categorias do design, constituindo-se em um dos mais abrangentes do Brasil. Ao todo são 11 categorias: Design de Produto, Design de Embalagem, Design Gráfico-Visual, Design Digital, Design de Ambientação, Design de Ponto-de-Venda, Design de Moda e Acessórios, Design Estratégico, Design para a Sustentabilidade, Design Universal e Projeto-Conceito.

Além das tradicionais categorias, a edição deste ano conta com cinco premiações especiais: Profissional de Design do Ano, Acadêmico de Design do Ano, Universidade Destaque do Ano – para a instituição com maior número de trabalhos inscritos por seus alunos –, Prêmio Braskem de Design em Plástico e Borracha – para os projetos que utilizem polímeros e borracha como matéria-prima –, e o Prêmio Tramontina de Design em Utilidades para a Casa, para as melhores soluções inovadoras e diferenciadas para uso doméstico.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro pelo site do evento (www.premiobornancini.com.br). O envio dos arquivos digitais, com os projetos inscritos ocorre de 02 de setembro a 06 de outubro. A cerimônia de premiação será no dia 14 de novembro, às 20h, no Salão de Atos da UFRGS, em Porto Alegre.

O 5º Prêmio Bornancini de Design é patrocinado pela Braskem e tem patrocínio especial da Tramontina, ESPM, Staedtler, Jackwal. Apoio Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e apoio de Hotéis Laghetto, Grafiset, Lupa Comunicação Visual e Cliever Impressão 3D.

Saiba Mais
Prêmio Braskem de Design em Plástico e Borracha
O prêmio Braskem de Design em Plástico e Borracha destaca os principais projetos que utilizem polímeros e borracha como matéria-prima de seus componentes. Esta iniciativa visa levar ao conhecimento do público projetos que utilizem o plástico com fins sustentáveis tanto na questão ambiental, como na questão econômica. A apDesign é parceira da Braskem na disseminação do conceito de que a sustentabilidade não pode ser confundida com aparência ou apelo ecológico, buscando conscientizar a população sobre os benefícios do uso correto do plástico, além de combater a ideia equivocada de que o plástico seria um “vilão” do meio-ambiente.

Prêmio Tramontina de Design em Utilidades para a Casa
O Prêmio Tramontina de Design em Utilidades para a Casa irá destacar os melhores projetos que apresentem soluções inovadoras e diferenciadas para uso doméstico. Com esta iniciativa, a apDesign busca reconhecer o importante papel que a marca Tramontina tem desempenhado para a economia do Brasil, destacando-se como uma das marcas mais onipresentes nos lares brasileiros, e também no exterior.

Sobre a apDesign
Fundada em 1996, a apDesign – Associação dos Profissionais em Design do Rio do Sul, é um centro agregador de competências, saberes e conhecimentos, constituindo-se em um agente propulsor de ações voltadas à inovação, com base no design. Ao promover discussões e debates, confere ao design um papel estratégico na articulação entre acadêmicos, profissionais, instituições públicas e privadas, empresas e a sociedade de consumo, visando a concretização de uma sociedade melhor para todos.

José Carlos Bornancini
Falecido em 2008, é a maior referência do design no RS e um dos mais expressivos designers do país. Seus trabalhos foram reconhecidos internacionalmente em diversas oportunidades, incluindo a seleção do “Talher Camping”, para integrar a seleção do “bom design” da loja do MoMA em NY.

5º Prêmio Bornancini de Design
Inscrições até 30 de setembro pelo site www.premiobornancini.com.br
Envio de materiais para inscritos entre 02 a 06 de outubro
Premiação – 14 de novembro, 20h, Salão de Atos da UFRGS – Porto Alegre
Informações pelo telefone (51) 3019.2992 ou pelo e-mail [email protected], ou no site www.premiobornancini.com.br

Vencedor 4° Premio Bornancini - Acervo apdesign

Fonte: Mariele Salgado e Bruna Paulin