‘Brasinaria’ canta o País dos anos 40 e 50 no Ecarta Musical em Porto Alegre


Foto: Daniele Zill
Foto: Daniele Zill

O show acontece na Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943), às 18h. A entrada é franca.

No sábado, 12 de abril, o Ecarta Musical, projeto da Fundação Ecarta, apresenta o show Brasinaria. Neste trabalho, Danny Calixto (voz e violão), Max dos Santos (violão sete cordas e cavaquinho), Giovanni Berti Perc e Fernando Sessé (ambos na percussão e nos eletrônicos) fazem um releitura de sambas e canções das décadas de 40 e 50. O repertório retrata o Brasil da época pelos olhos de artistas como Nelson Cavaquinho (“A Flor e o Espinho”), Ataulfo Alves (“O Bonde São Januário”), Geraldo Pereira (“Pisei num Despacho”, “Golpe Errado”, “Cabrita Mal Sucedida”), Waldir Azevedo (“Pedacinho do Céu”), Hervê Cordovil (“Esta Noite Serenou”), Dorival Caymmi (“Saudades de Itapoã”), Assis Valente (“Recenseamento”) e Donga, Pixinguinha e João Baiana (“Patrão”, “Prenda seu Gado”).

OS ARTISTAS

Danny Calixto | Cantora, compositora e violonista, lançou seu primeiro CD, “Abracadabra”, em 2003. Esse trabalho ganhou espaço nas páginas da imprensa inglesa e as suas faixas ouvidas em importantes casas de shows em Londres. E no Brasil a repercussão não foi diferente: o disco tocou em mais de 40 rádios e Danny foi indicada ao Prêmio Açorianos 2004, nas categorias Intérprete Pop/Rock e Revelação. Ela participou do álbum “Suíte Xangri-lá”, de Fausto Prado e Caetano Silveira, da coletânea de compositores; do CD “Música na Casa”; da Casa de Cultura Mario Quintana, com uma canção autoral; e do disco e show do “Prabaticum, Esplatifum, Brasimbolá”, de New e Luís Mauro Vianna. Estreou em São Paulo, junto com o violonista Marcos Davi, o seu show autoral, que se desmembrou em vários outros em Porto Alegre, com participações especiais de artistas locais. Algumas das canções do seu novo CD em produção, “A Linha do Tempo”, com lançamento previsto para final de 2014, já estão sendo rodadas em rádios internacionais, como a SwissGroove, rede de rádio suíça; a Algarve FM, de Portugal, e na programação do “Brazilian Blend”, na ORTS da Holanda.

Fernando sessé | Nascido em Porto Alegre (1976), começou a tocar bateria aos 12 anos, mas desde os quatro já dava suas batucadas nos encontros musicais que aconteciam em sua casa. Em 1999, após uma temporada de estudos com Robertinho Silva no Rio de Janeiro, mudou-se para lá. Durante os dois anos seguintes, também foi aluno de Marcos Suzano e Léo Leobons. No retorno a Porto Alegre, em 2002, tocou com artistas de diferentes estilos, como Loni Seiva, Mário Falcão, Marco Aurélio Vasconselos, Adriana Deffenti, Marisa Rotemberg, Gisele de Santi, Nei Lisboa e Caio Martinez. Com alguns, também gravou CDs, como Manoel Tchembo (Revelação Açorianos 2006), Daniel Torres, Gisele de Santi (Revelação Açorianos 2010), Rodrigo Panassolo, Mario Falcão e Caio Martinez. Atualmente integra a banda Gafieira Ziriguidum, acompanha os cantores Mário Falcão, Marisa Rotemberg e Tiago Rinaldi, e está preparando o Oriba 3, um novo trabalho com os percussionistas Robertinho Silva e Frank Colón. Também participa de um projeto de cantos devocionais e mantras de diferentes tradições com Marco Schultz, Rogério Baraquet e Daniel Menegheti.

Max dos Santos | Deu seus primeiros passos musicais aos oito anos, por incentivo do pai, também músico. Aos 12, começou a estudar com o professor Luiz Machado, período no qual os seus laços com o samba e o choro se fortaleceram. Já acompanhou grandes nomes, como Déo Rian, Plauto Cruz, Reinaldo, Serginho Meriti, Carlos Caetano, Clebão do Cavaco, Luizinho SP. Atualmente, integra o Brasinaria e o Grupo Sambeabá.

Giovanni Berti Perc | Começou sua carreira com o compositor Túlio Piva. Já acompanhou artistas gaúchos, como Moreira da Silva, Jards Macalé, Déo Rian, Altamiro Carrilho, Ademilde Fonseca, Jamelão, Marcelo Delacroix, Monica Tomasi, Nelson Coelho de Castro, Leonardo Ribeiro, Marisa Rotemberg e Nei Lisboa. Esteve no palco ao lado de nomes de expressão nacional, entre eles Ivan Lins, Roberto Menescal, Dominguinhos e Sivuca. Participa de várias formações musicais, inclusive orquestra, como a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e orquestras de câmara, como a do Theatro São Pedro, da Ulbra e da Unisinos. Recebeu prêmio de melhor instrumentista em vários festivais: Moenda da Canção, Canto da Lagoa e Festival do Choro de Porto Alegre.

ECARTA MUSICAL
Show Brasinaria, de Danny Calixto, Fernando Sessé, Giovani Berti Perc, Max dos Santos
Quando: 12 de abril, sábado, às 18h
Onde: Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)
Quanto: Entrada franca

Fonte: Jornalista Dóris Fialcoff | 51 9606.0155