Renato Borghetti na Praia do Laranjal junto com concerto da Orquestra Unisinos Anchieta


Foto: Natasha Ukwuzik

Espetáculo promovido pelo 5º Festival Internacional Sesc de Música acontece no sábado (24/01), às 20h30.

Foto: Natasha Ukwuzik

Neste sábado (24/01), a Praia do Laranjal, em Pelotas, será palco de um dos grandes destaques do 5° Festival Internacional Sesc de Música – a apresentação da Orquestra Unisinos Anchieta, acompanhada dos músicos Renato Borghetti, na gaita, e Daniel Sá, no violão. O espetáculo acontece a partir das 20h30, em frente à casa do Estação Verão Sesc (Av. Dr. Augusto Assumpção, 9047). Em caso de chuva, o evento será transferido para o Laranjal Praia Clube (Av. Rio Grande do Sul, 129), no mesmo horário.

O gaiteiro Renato Borghetti, já conhecido dos gaúchos, é hoje um dos artistas brasileiros de mais sólida carreira internacional. Turnês europeias são uma constante na vida do músico, que passou por cidades italianas (sua origem) e ainda por festivais na Croácia, Republica Tcheca, Áustria e Alemanha. Já Daniel Sá mantém uma longa parceria com Renato Borghetti com quem já percorreu vários países. Como instrumentista, possui um estilo muito pessoal que une o virtuosismo adquirido no violão erudito com a liberdade de improvisação da música brasileira e latino-americana.

Fundada em 1996, a Orquestra Unisinos Anchieta realiza uma programação artística diversificada, atendendo a diferentes perfis de público, buscando a renovação de ideias, abordagens e leituras através da música de concerto, popular e contemporânea. Vencedora do Prêmio Açorianos de Música 2005, a orquestra entrega ao público o diferencial de espetáculos com inclusão de outras linguagens cênicas, tais como: teatro, dança e artes plásticas. A Orquestra é regida pelo maestro Evandro Matté, graduado em música pela UFRGS, músico da OSPA desde 1990 e especialista pelo Conservatoire de Bordeaux (França).

A programação do Festival segue até o dia 30 de janeiro, com diversas apresentações no Theatro Guarany, Biblioteca Pública Pelotense e em diferentes locais de Pelotas. Ainda no sábado pela manhã, o Grupo de Metais, formado especialmente para o Festival, realiza intervenção musical às 11h, no Mercado Público (Praça Sete de Julho), por meio do projeto Festival na Comunidade. Mais informações pelo site www.sesc-rs.com.br/festival.

Sobre o Festival – Centenas de músicos, alunos e professores de todas as partes do mundo, estão em Pelotas e se dedicam intensamente à música. Além das apresentações, todas gratuitas para a comunidade, há uma dedicação especial ao eixo pedagógico do evento, pois classe de instrumentos e canto acontecem diariamente, envolvendo jovens brasileiros e de países como Argentina, Venezuela, Chile, Peru, Colômbia, França, Estados Unidos e África do Sul. As aulas acontecem em locais variados da cidade, no turno da manhã; assim como as intervenções artísticas e os concertos, à tarde e à noite.

Programação de sábado (24/01)
Grupo de Metais do Festival
Local: Mercado Público (Praça Sete de Julho – Centro)
Horário: 11h

Orquestra Unisinos Anchieta, Renato Borghetti e Daniel Sá
Local: Praia do Laranjal, em frente à casa do Estação Verão Sesc (Avenida Dr. Augusto Assumpção, 9.047)
Horário: 20h30
* Em caso de chuva, o evento será realizado no Laranjal Praia Clube (Av. Rio Grande do Sul, 129).

Fonte: Carolina Grossini – Usina de Notícias